O horário de verão, iniciado em 19 de novembro passado, termina aos primeiros segundos do próximo domingo (16). Em razão do forte calor e da prolongada estiagem, o fim daquele modismo do governo federal é aguardado com muita ansiedade. Como nunca foi unanimidade, esta última edição do horário de exceção teve adesão apenas dos estados do centro-oeste, sudeste, sul e Distrito Federal.
Estratégia especial
Os efeitos das altíssimas temperaturas começam a repercutir, nas escolas públicas da rede estadual. Tanto que a secretaria da Educação emitiu recomendação aos diretores dos estabelecimentos para que – nos dias mais quentes – as aulas de educação física sejam trocadas por atividades moderadas, em sala de aula. Sugeriu que, nesse período, desenvolvam-se trabalhos que se relacionem com a Copa.
Um refresco
Depois de vários dias de secura, as chuvas voltaram a se verificar. Na madrugada de ontem, registraram-se precipitações no centro do estado. Em Bauru, por exemplo, as águas foram acompanhadas por vento e descargas elétricas abundantes. Que provocaram rápidos cortes no fornecimento de energia elétrica.
Não me deixem só
Sexta-feira, durante inflamado discurso nas dependências de uma badalada cervejaria de Araçatuba, o tucano Aécio Neves rogou que os paulistas o apoiem, nas eleições presidenciais. Inclusive, prometeu convidar o senador Aloysio Nunes que é de São José do Rio Preto, para que seja seu vice. Aécio continua buscando uma retaguarda mais efetiva do governador Geraldo Alckmin, no estado.
Pela internet
Policiais de Pirajuí, tradicional comunidade das imediações de Lins, localizaram dois pés de maconha, na casa de um indivíduo de 54 anos. Ele declarou que comprou as sementes através de um site da Califórnia (EUA), recebendo a encomenda pelos Correios. Além dos pés da erva, plantados em vasos, o usuário ainda abrigava três jabutis e uma jiboia, no quintal.
Com atraso
Até o fim do mês, o Senado atende projeto de Álvaro Dias (PSDB) e promove sessão especial para lembrar o primeiro evento da campanha Diretas Já. De acordo com o senador paranaense, o comício se deu em 12 de janeiro de 1984, em Curitiba. Naquele ano, com o país – ainda sob regime militar – uma série de manifestações populares pedia eleições diretas para a presidência da República.
Segurando a lanterna
Pelo menos até a tarde de hoje, o Corinthians amarga a última colocação do grupo B do Paulistão. É que anteontem, em Catanduva, o Ituano derrotou o Oeste de Itápolis por 2 a 1 e galgou o quarto lugar da chave. Dessa maneira, o Timão precisa superar o Mogi Mirim para se safar de situação tão vexatória. Sem contar que o elenco pode ser hostilizado, mais uma vez, pelas torcidas organizadas.
Tradição mantida
O São Paulo que está prestes a formar a dupla Ganso e Pato, já teve mais atletas com nomes de aves. Nos anos 1940, seu ponta esquerda era Pardal. Marreco veio de Barretos em 1957, mas atuou com seu prenome Amauri porque os cartolas da época acharam que não caía bem o apelido de Marreco. Bacurau foi outro que vestiu a camisa tricolor na segunda metade do século passado, após abandonar a profissão de palhaço de circo.
andreo@portalregional.net.br