O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) de Dracena a partir de hoje, 14, interrompe as atividades por tempo indeterminado devido à falta de funcionários no órgão.
Segundo informações do gerente regional do MTE, Elson Kato Ito, a funcionária que realiza os trabalhos de homologação está de licença médica e, por isso, outra pessoa não pode ser contrata definitivamente para ocupar o cargo.
O prefeito José Antônio Pedretti juntamente com o secretário de Administração Ricardo Silva decidiu ceder novamente um servidor público, conforme pedido realizado pelo gerente regional. Após o devido treinamento em Presidente Prudente, o novo funcionário assumirá o posto. “Estamos agilizando o processo de seleção e treinamento para voltar os atendimentos o mais breve possível”, afirma Ito.
Porém, enquanto a escolha e treinamento do funcionário ocorrem, à agência do MTE de Dracena ficará temporariamente fechada. Até a tarde de ontem, 13, não havia sido decidido o novo servidor e nem a data para retomada dos trabalhos. Há cerca de um ano atrás, o Ministério interrompeu os trabalhos pelo mesmo motivo. A servidora municipal Eliane Vidoti integrou a equipe da agência local por aproximadamente 10 meses e em seguida, por vontade própria voltou ao seu departamento de origem.
Ito avisa que caso o servidor municipal se adaptar a função poderá ficar no cargo até o término da licença saúde da funcionária afastada.
Ito ressalva ainda que os trabalhadores que necessitam dos serviços ficarão sem atendimento em Dracena e terão que optar pelas agências de Adamantina, Osvaldo Cruz ou Presidente Prudente durante esse período.
Os atendimentos ocorreram normalmente até terça-feira, 11. No entanto, nos últimos dois dias a equipe do Ministério se manteve no local para avisar os trabalhadores que procuravam pelos serviços na agência. Ito ainda avisa que, além dos serviços que estão paralisados, a agência será fechada, devido alguns tumultos causados por trabalhadores que compareceram ao local e não admitiram a suspensão das atividades.
O MTE de Dracena atende aproximadamente 15 municípios com os serviços de emissão de carteira de trabalho, homologação, protocolo e recepção de seguro-desemprego. O gerente informa que aqueles que desejam apenas emitir a carteira de trabalho, deverão procurar o Banco do Povo do município.
Para outros serviços, ele orienta os trabalhadores a procurarem o Ministério do Trabalho e Emprego de Adamantina, sendo o mais próximo da região. O órgão esta localizado na rua Deputado Sales Filho, 432, Adamantina. Mais informações também poderão ser obtidas pelo telefone (18) 3521-2496.