No século passado, pais desalmados homenageavam seus ídolos, transferindo sua idolatria para os filhos, totalmente inocentes. Dos anos 1940 até os 1960, eram inúmeros os garotos batizados como Getúlio, Juscelino, Jânio e Ademar, políticos famosos da época. As conquistas das Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970, fizeram multiplicar os Gilmares e os Robertos Rivelinos. Artistas de cinema e da tevê também engordaram as estatísticas, haja vista as Hebes, as Elizabeths, as Marilyns e as Evas Vilmas.
Em defesa dos inocentes
Recentemente, para evitar constrangimentos ou o chamado ‘bullying’ que podem durar uma vida inteira, autoridades do estado mexicano de Sonora proibiram os pais de registrar seus filhos com nomes ridículos como Escroto, Exterminador, Usnavy (Marinha dos Estados Unidos) e Facebook. Também vetaram Twitter, Yahoo e personagens fictícios como Harry Potter, James Bond e Rambo.
Nem pensar
Por decisão do cartório civil daquela comunidade do noroeste mexicano, os recém-nascidos também foram poupados de nomes como Virgin (Virgem), Hitler, Email, Burger King, Christmas Day (dia de Natal), Robocop, Rolling Stones e Circuncision (termo cirúrgico). No total, Sonora rechaçou 61 nomes. Argumento de Cristina Ramirez, diretora do Registro Civil: “Trata-se de proteger as crianças”.
Hora da desforra
Anteontem, comemorou-se o Dia de São Valentim, padroeiro dos namorados de todo o mundo. Na China, um solteiro tentou sabotar a data, comprando assentos alternados nos cinemas de Xangai que programaram o filme romântico ‘Beijing Love Story’. Para externar sua infelicidade por ter encerrado o namoro com sua amada, no ano passado, o chinês queria impedir que os casais se sentassem lado a lado, nos cinemas.
Objetivo alcançado
Identificado pelo codinome UP, ele tentou viabilizar o plano via internet, mas o sistema travou ao alcançar um limite de compras. Sem desistir, foi pessoalmente às bilheterias dos cinemas. Quando completou sua ‘vingança maligna’, UP postou a seguinte mensagem online, provocando os casais que tiveram suas noites arruinadas: “Desculpe, mas terão que ficar separados. A distância faz crescer o amor no coração”.
Autêntico recordista
A Justiça de Araçatuba determinou, quinta-feira (13), a quarta cassação de mandato ao prefeito Cido Sério (PT), em pouco mais de cinco anos de governo. De acordo com o portal da Folha da Região, na internet, a nova condenação que ainda prevê multa, perda dos direitos políticos por cinco anos e proibição de contratar com o poder público, deu-se por desobediência à decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, de 2012, que obrigava a extinção de 277 cargos comissionados na prefeitura.
Verdadeiro avião
Henrique Pizzolato, ex-diretor de marketing do Banco do Brasil e condenado por envolvimento no “mensalão”, movimentou milhares de euros e sacou dinheiro vivo na Europa, usando o nome de seu irmão Celso, falecido em 1978. A denúncia insuspeita partiu dos ‘carabinieri’ (polícia italiana).
Atitude insólita
Uma ação coletiva inusitada surpreendeu os cartórios da Espanha. Mais de 200 mulheres entraram com um pedido de registro de propriedade sobre o próprio corpo. A iniciativa foi um protesto à reforma de lei que restringiria o direito ao aborto, no país. O ato nos cartórios foi realizado, simultaneamente, em seis cidades da Espanha: Madri, Barcelona, Bilbao, Sevilha, Pamplona e Pontevedra.
andreo@portalregional.net.br