O Núcleo de Apoio a Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção de Adamantina, inicia mais um projeto para orientar e identificar pessoas que sofrem deste distúrbio. Desta vez, o grupo irá até as áreas periféricas do município para se reunir com os moradores e explicar as principais características do TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade). As palestras iram percorrer os bairros da cidade durante o decorrer do ano.
“Percebemos que os moradores dos bairros não frequentavam os nossos encontros realizados na FAI e nem nos encontros realizados no CPP (Centro do Professorado Paulista) e identificamos a necessidade de levar essa informação a estas pessoas e por isso decidimos nos aproximar das famílias para levar informações e ajuda.”, explicou a responsável pelo Núcleo de Apoio de Adamantina, a professora do ensino fundamental II e vereadora, Noriko Onishi Saito.
O primeiro encontro ocorreu na semana passada, no bairro Mario Covas. Dezenas de moradores participaram da reunião. Durante o encontro, pais que tem filhos com TDAH, psicólogos e psicopedagogos contaram mais sobre o transtorno. “Uma vez diagnosticada, o ideal é procurar acompanhamento de profissionais competentes para evitar futuros prejuízos acadêmicos, familiares, sociais e uso de drogas”, disse a vereadora.
Segundo Noriko, um dos principais objetivos da equipe é mostrar aos pais a diferença da criança hiperativa daquela que é “sem limites”.
O psicólogo Felipe Mio de Carvalho explicou sobre a consequência do aluno com déficit de atenção e se colocou a disposição. “Temos um grupo de profissionais que tem acompanhado esse projeto: psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, conselho tutelar, agentes comunitários e profissionais da área de saúde”, informou.
Noriko conta que a reunião buscou explicar de forma simples, objetiva e ao mesmo tempo esclarecedora, os principais pontos que envolvem o TDAH. “Durante o encontro tivemos depoimentos emocionados de mães que vivenciaram esse problema, hoje, após serem atendidas pelos profissionais especializados, já colhem frutos de um filho mais atento.”, relatou a professora.
“Neste primeiro encontro, tivemos um forte apoio do presidente da Associação de Moradores do Mario Covas, Marcos Carlos Arantes, que reuniu um grupo de moradores para participar do encontro. Além dele, as agentes comunitárias e a coordenadora do Posto de Saúde também prestaram apoio a nossa equipe”, disse.
O próximo encontro está previsto para ocorrer no dia 25 de fevereiro (terça-feira), no Jardim Brasil.
PARCERIA – A FAI (Faculdades Adamantinenses Integradas), através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) iniciará um importante projeto relacionado ao TDAH nas escolas do município a partir deste ano.
As ações serão desenvolvidas para estudantes do ensino fundamental.