O deputado Mauro Bragato e o prefeito José Antonio Pedretti participaram quinta-feira, 6, de reunião na Secretaria Estadual da Saúde, com objetivo de montar uma rede hospitalar integrada na região de Presidente Prudente. Para isso, o Estado estabeleceu um mapa denominando os hospitais em estratégicos, estruturantes e de apoio.
A ideia é referenciar alguns hospitais para determinados serviços, sejam de baixa, média ou alta complexidade. Se a integração der certo os grandes hospitais da região como as Santas Casas de Presidente Prudente e Dracena e o Hospital Regional (HR) de Prudente poderiam ser desafogados de atendimentos que passam a ser prestados nos hospitais de apoio.
O diretor regional de Saúde de Presidente Prudente, Paulo Mazzaro, fez uma apresentação dos dados regionais, como atendimentos, dados econômicos, número de unidades como Prontos-Socorros, Upas, UTIs e uma série de informações para embasar a discussão.
O coordenador da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, Domingos Guilherme Napoli, acrescentou informações desta central que cuida do encaminhamento de vagas.
O secretário-adjunto Wilson Pollara e o coordenador regional de Saúde, Affonso Viviani Júnior, estabeleceram que será necessária a implantação de um serviço de endoscopia referenciado na região.
Bragato afirmou que o mais importante do encontro foi reforçar a saúde da região e conversar para se chegar a um entendimento regional. “Temos um grande investimento do Estado que precisa ser divulgado e precisamos fazer esse sistema funcionar bem”, disse.
Participaram da reunião, o presidente da Empresa Municipal de Saúde de Dracena, Salvador Fontes Garcia, o diretor da Santa Casa de Presidente Prudente, José Roberto Garcia, coordenador de Gestão de Contratos da Secretaria, Eduardo Ribeiro Adriano, presidente da Associação Lar São Francisco de Assis, que administra o HR, Frei Francisco Belotti e o promotor de Justiça de Presidente Prudente, Mário Coimbra.