O prefeito de Brasilândia, Jorge Diogo, esteve no último dia 7, em Campo Grande, para a assinatura do pacto de adesão ao Sistema Único de Assistência Social (Suas), entre o Governo do Estado e o município. A cerimônia foi realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), no auditório da governadoria, com a presença de vários prefeitos sul-mato-grossenses.
Com a presença do governador André Puccinelli e a secretária de Assistência Social, Tânia Garib, foram liberados para os municípios R$ 13.442.387,80, divididos segundo o nível de gestão do Suas e a estimativa de domicílios pobres. Esses recursos serão repassados do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas/2014) aos Fundos Municipais de Assistência Social.
Também participaram da cerimônia de assinatura, a secretária municipal de Assistência Social de Brasilândia, Jô Silva, e a primeira-dama Léia Diogo. Assim como nos anos anteriores, a destinação de recursos somente é concluída após pactuação na Comissão Intergestores Bipartite/CIB/MS e aprovação no Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/MS) e devida publicação das deliberações no Diário Oficial do Estado.
De acordo com o Governo do Estado, a forma de repasse implantado em Mato Grosso do Sul é reconhecida nacionalmente como um marco na Política Estadual de Assistência Social, respeitando a autonomia dos municípios como entes federados e autônomos, na execução dessa política, desburocratizando e rompendo a relação convenial anteriormente existente.