A Prefeitura de Adamantina recebeu no início dessa semana, à confirmação da aprovação de sete novas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com isso, o município passa a contar com 14 unidades credenciadas, que resultarão em atendimento de 100% da população com serviços de atenção básica, após sua implantação.
O secretário municipal de Saúde Jorge Yochinobu Chihara revela que a conquista é resultado das propostas apresentadas pela Prefeitura para ampliação do atendimento na atenção básica e confirma a Deliberação CIB nº 51, publicada em 21 de outubro de 2013. “Agora o município conta com 14 Unidades de Saúde da Família credenciadas, 14 Unidades de Saúde Bucal e temos condições de contratação de 85 agentes comunitários para trabalhar nestas unidades”, destaca.
Jorge revela que as unidades credenciadas terão equipe completa, formada por médicos, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, auxiliares de dentista e dentistas para atender a todos os bairros do município. “As equipes de Saúde da Família aproximam os cidadãos do atendimento básico e ajudam na prevenção de doenças, além de terem influência direta sobre a qualidade de vida da população”, afirma o secretário.
O secretário lembra que em apenas 30 dias de governo, o prefeito Ivo Santos viabilizou a contratação de três novos médicos para o município e iniciou a estruturação das USFs (Unidades de Saúde da Família).
Atualmente o município conta com três unidades já implantadas, mas está prestes a implantar novas equipes, como é o caso da USF da Estância Dorigo, situação que beneficiará diversas comunidades. “Ao final, com as 14 equipes de Saúde da Família e com os 85 agentes comunitários de Saúde, teremos cobertura de 100% da população no município e poderemos colocar em prática diversas propostas”, enfatiza Jorge Chihara.
Jorge conta que a administração solicitou profissionais médicos do Provab e do Programa Mais Médicos, para a implantação de novas equipes e que também há, a possibilidade de contratação através da Santa Casa, por meio de convênio que já está sendo discutido entre as partes. “Já realizamos reuniões com a Santa Casa e estamos confiantes na celebração de convênio para a ampliação da parceria já existente no município”, conclui o secretário.