O modelo de informatização implantado na EE Professor Geraldo Pecorari de Junqueirópolis, em que todos os procedimentos são on-line, desde a lista de frequência na classe ao acompanhamento do aluno na sala de leitura, poderá ser implantada na rede estadual de Educação.
Em reunião agendada pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), o diretor da Escola, Sidney Zenaro, se encontrou na quinta-feira, 6, na Secretaria da Educação, com o secretário, Herman Voorwald e o diretor de relações institucionais, José Afonso Carrijo, onde ele apresentou o programa de informática implantado na escola, com aprovação do secretário. Na reunião, o deputado Bragato foi representado pelo assessor Francisco Torturello.
Convidado por Voorwald, Zenaro fará parte de um grupo de 20 representantes de escola no Estado para discutir melhorias no ensino e como manter uma escola com ambiente que estimula a autoestima dos alunos. O programa de informática da Escola Pecorari, será um dos temas das reuniões.
A utilização da informática em todos os ambientes da escola teve iniciativa do diretor, do vice, Jefferson Toschi, com apoio dos professores e todos os funcionários da escola. “Para executar, buscamos parcerias com o poder público, empresas privadas e a comunidade local”, explica Zenaro.
CHAMADA DIGITAL – A chamada dos alunos nas salas de aulas passou a ser digital, com os nomes e fotos de cada estudante da escola. Atualmente o tema que está sendo trabalho nas aulas é o da Copa do Mundo. “Inclusive o uniforme dos alunos passou a ter detalhes em verde e amarelo, em homenagem à seleção”, explicou o diretor
A frequência do aluno é conferida pelo professor e monitores nas salas de aula e pela direção. A substituição das antigas listas de chamadas de papel, agiliza a chamada. “As aulas tem melhor aproveitamento”, esclarece o diretor.
O diário de classe do professor também passou a ser on-line e de suas casas, os pais podem acessar os recados da escola dirigidos a eles.
Para garantir o sigilo, há uma senha de segurança que somente o professor, direção, pais e o aluno têm acesso.
Na sala de leitura, o programa auxilia na localização do livro, na organização do acervo e no histórico de cada aluno que frequenta a biblioteca, com acesso rápido aos livros emprestados para a leitura em casa, o prazo de devolução e até notificações por eventuais indisciplinas.
ESTRUTURA – Nas salas de aulas, sala dos professores e secretaria foram instalados ar-condicionado. As classes possuem ainda, equipamentos de áudio, televisão e data-show. A sala dos professores é equipada com computadores, notebooks, impressoras e aparelhos de áudio.
As lousas de vidro utilizadas na escola, não mancham na hora de apagar, como geralmente ocorre. O diretor aperfeiçoou o modelo da lousa de vidro, tornando-a mais resistente e que elimina os borrões do apagador.
O reflexo da sala de aula climatizada, a utilização dos recursos tecnológicos para enriquecer as aulas é o melhor aproveitamento do ensino pelos alunos.
As mudanças visando propiciar um ambiente agradável na escola incluem a substituição do ruído dos antigos sinais de início, intervalo e final das aulas, por músicas escolhidas pelos alunos que periodicamente são trocadas.
“O tema da música é detalhado com pesquisas e trabalhos nas salas de aula, desde a interpretação da letra, na tradução, na análise da melodia e no conteúdo da letra, tudo associado ao método pedagógico da escola”, explicou o diretor.
No pátio, também houve mudanças, mesas com tabuleiros para jogos de xadrez e dama começaram a ser instaladas e cestos diferenciados para descartar o lixo reciclável. Na entrada da escola, foi instalado estacionamento para as bicicletas dos alunos.
A EE Pecorari possui 640 alunos dos ensinos fundamental, médio e Ensino de Jovens e Adultos (EJA) à noite. Em 2013, ficou em primeiro lugar do ensino fundamental entre as escolas da Diretoria de Ensino (DE) de Adamantina, nos exames do Idesp.
INTEGRAL- A Escola é uma das que podem se tornar de período integral em 2015. “Recebemos o convite da Secretaria da Educação, será uma decisão em que a comunidade escolar, pais, alunos, professores e direção serão ouvidos”, ponderou.
Caso se torne período integral, a escola terá novas salas de aula, refeitório e adequações.