Nesta última semana, ocorreu reunião com colaboradores da Fundec para informar todo o processo de credenciamento e autorização das escolas CEP/UME nos programas Pronatec do Governo Federal e Vence do Governo do Estado de São Paulo. 

Segundo Julia Portari, diretora do CEP/UME, o planejamento está bem avançado e a previsão é que as matrículas sejam abertas no próximo mês e o início das aulas em abril.
“Nossa equipe trabalha em várias frentes e a expectativa é que a população de Dracena e região possam estudar por esses programas de incentivo à educação técnica”, comentou.
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.
No CEP/UME em Dracena, serão oferecidos os cursos técnicos em Edificações, Química e Segurança do Trabalho, com bolsas integrais.
Já o Vence é o programa que une o ensino médio com o ensino técnico, aquele que garante uma profissão e aumenta suas chances de entrar no mercado de trabalho.
Por meio do Vence, serão oferecidos os cursos técnicos em Contabilidade, Edificações, Enfermagem, Informática, Química e Segurança do Trabalho.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, explicou que a educação profissional cresceu 74,9% no Brasil entre 2002 e 2010, passando de 652 mil matrículas para 1,14 milhão no período e que os cursos do CEP/UME proporcionam formação de qualidade há vários anos, traduzindo-se em maior empregabilidade e ganho salarial aos alunos de Dracena e região.
Em ambos os programas, os cursos serão oferecidos com 100% de gratuidade.