Funcionários da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) de Adamantina, retomaram na última semana o projeto de revitalização dos canteiros da avenida Rio Branco, no trecho entre à avenida Adhemar de Barros até a rua Arno Kieffer. 

Os trabalhos foram paralisados em razão da forte estiagem que atingiu a região e retomados na última semana, com clima considerado adequado para o plantio da grama e demais espécies que comporão o ornamento dos canteiros.
A ação tem como objetivo melhorar o paisagismo dos canteiros, e contou com a total substituição da terra e plantio de grama, além da retirada das palmeiras existentes no local, substituídas por novas palmeiras.
Foram plantados 12 exemplares de palmeira-imperial, com cerca de 3 metros, que ficarão ao centro dos canteiros. Além das palmeiras centrais, os canteiros terão plantio de mudas de palmeira-fênix (produzidas no Viveiro Municipal) nas extremidades, além de substituição da grama e plantio de plantas ornamentais, tais como a ixora vermelha.
O Secretário Eriston Bellusca revela que a revitalização dos canteiros da avenida Rio Branco faz parte de um planejamento da Saama, que pretende estender o projeto de revitalização aos demais canteiros da cidade. “Muitas cidades utilizam as flores como atrativo, nós também podemos fazer isso e vamos tentar melhorar o visual da nossa cidade”, revelou.
Eriston pede a colaboração da população para a manutenção dos canteiros e revela que é preciso a ajuda da comunidade para cuidar desses espaços ou denunciar as pessoas que destroem as plantas. “Nem acabamos de plantar as mudas no canteiro da Rio Branco e já colocaram sacos de lixo sobre a grama. Isso acaba com a planta, prejudica o crescimento e pode provocar a morte da grama. Em outro ponto, arrancaram a grama”, revela o secretário que destacou ainda a intenção de desenvolver um projeto em parceria com a iniciativa privada para a “adoção” dos locais.
Mudas de ixora vermelha já embelezam os canteiros da avenida Rio Branco