Amanhã, às 20 horas, a câmara promove sessão especial de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em especial às dracenenses. Como em anos anteriores, serão exaltadas 20 mulheres, indicadas por entidades assistenciais, que se destacam pela prestação de serviços voluntários à comunidade.
Abrindo o leque
Além da dedicação expressiva às atividades assistenciais, as mulheres também estão evidenciando espírito empreendedor elogiável. Informe do Banco do Povo Paulista (BPP) dá conta que elas responderam por 51,2% de financiamentos de uma das 524 agências espalhadas pelo estado. As empreendedoras, ressalta o BPP, tomaram emprestados R$ 100 milhões e assumiram 17,8 mil contratos, em 2013.
E tem mais
As mulheres também são maioria na rede estadual de ensino. A secretaria da Educação ressalta que, no quadro de diretoria, a rede conta com mais de 81% em um universo que totaliza 4 mil profissionais em exercícios. Nas 91 diretorias regionais de ensino do estado, 77% das dirigentes são mulheres. E, como não poderia ser diferente, na docência o sexo feminino acumula 73,8% de professores.
Gatilho relâmpago
Ao emplacar um mês à frente do ministério da Saúde, o médico Arthur Chioro decidiu comemorar e levou a dileta esposa para conferir o carnaval de três capitais. Evidenciando conhecer o esquema brasiliense, o casal efetuou o périplo da folia em avião da FAB. Chioro diz que fez uma maratona a serviço do ministério, em prol da prevenção da AIDS.
Gato por lebre
A cerveja, uma das bebidas mais apreciadas pelos brasileiros, geralmente é produzida de malte feito de cevada. Mas algumas receitas permitem o uso de outros cereais. A cerveja brasileira, por exemplo, na verdade é quase uma bebida alcoólica de milho. Pesquisa da USP e da Unicamp mostra que os produtos tupiniquins possuem 45% de milho em sua composição, percentual máximo permitido pelo governo.
Pode aumentar
Quando o rótulo da garrafa estampa “cereais não maltados”, nada mais são do que o milho e o arroz camuflados. E para prejuízo dos consumidores, os fabricantes pressionam o governo a permitir que aquele percentual suba para 50%. Ou seja, eles querem que uma cerveja possa ter em sua composição até 50% de milho ou arroz, bem mais baratos que a cevada.
Resposta à altura
“Tenho muito orgulho das minhas origens africanas, que foi o que o sujeito tentou usar para me ofender, dizendo que eu deveria procurar alguma seleção de lá para jogar. Dando a entender que um negro igual a mim não serve para defender a seleção brasileira. Como se algumas das páginas mais bonitas da história da nossa seleção não tivessem sido escritas por jogadores como Leônidas, Romário e por Pelé, também negros”. (Arouca, meio-campista do Santos, alvo de racismo em Mogi Mirim)
Inimigos íntimos
Corinthians e São Paulo enfrentam-se, agora à tarde. A torcida tricolor teme que Luis Fabiano e companhia “amarelem” outra vez e beneficiem o arquirrival, na dramática luta por uma das vagas do Paulistão. E não seria a primeira colher de chá. Os são-paulinos guardam na memória o jogo em que uma vitória contra o Juventus livrou o Timão do rebaixamento
andreo@portalregional.net.br