A Prefeitura de Adamantina definiu, após vários entraves envolvendo a escolha do terreno que abrigará a Fatec (Faculdade Tecnológica), que a transferência da área indicada pela Prefeitura será direta ao Estado.
Este era o posicionamento que o Centro Paula Souza aguardava receber da Prefeitura para dar andamento ao projeto de construção da Faculdade, conquistada em 2011.
O terreno em questão, de 31 mil metros quadrados, situado às margens da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), nas imediações do trevo de acesso da FAI, é particular e foi doado pela família Bellusci.
O que estava pendente era se a Prefeitura transferiria a área diretamente ao Estado ou se passaria primeiro ao município e posteriormente ao Centro Paulo Souza. “O procedimento será realizado de forma direta, conforme legislação vigente que prevê a possibilidade dos órgãos públicos receberem doações diretamente de particulares”, informou em nota a Prefeitura de Adamantina.
De acordo com a administração, foi encaminhada a minuta da escritura de doação da área, para análise do Centro Paula Souza, bem como todos os documentos requisitados, tanto da Prefeitura, quanto dos proprietários.
Em novembro do ano passado, técnicos e o engenheiro do Centro Paula Souza vistoriaram pela segunda vez o terreno escolhido, a qual foi solicitado que a administração os encaminhasse documentações complementares e também o prédio da Escola Alto Padrão, que é cotado para receber provisoriamente os cursos da Faculdade.
Embora o Centro Paula Souza não tenha se posicionado a respeito do prédio provisório, a reportagem apurou que já foi solicitado vistoria na energia e sistema de água e esgoto do prédio e que outras orientações deverão ser repassadas posteriormente.
A administração municipal afirmou que aguarda parecer do órgão para dar sequência nas demais etapas do processo de instalação da unidade. “Inclusive no tocante à possibilidade de início de cursos, em prédio provisório, conforme afirmado por técnicos da superintendência do Centro Paula Souza durante vistoria realizada em novembro”, pontuou.
Se houver a aprovação do prédio, a Prefeitura deverá arcar com os gastos de adequações, limpeza, pintura e reformas necessárias.
Quanto à expectativa de que a Faculdade começaria ainda este ano, a assessoria de imprensa do Centro Paula Souza informou que: “A futura Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Adamantina, tem previsão de início de atividades em 2015”, informou em nota.
INVESTIMENTO – A verba destinada para a obra de construção da unidade é entre R$ 12 a R$ 17 milhões. O município deverá arcar somente com o muramento do local. Questões como via de acesso e possíveis marginais ficam sob responsabilidade do DER. O acesso da rodovia à Faculdade será de 400 metros e é possível que seja construído uma marginal de acesso.
Itens de infraestrutura como saneamento básico – esgoto e água tratada – já estão inclusos na verba destinada à obra.
CURSOS – Pelo convênio firmado inicialmente seriam apenas dois cursos para Adamantina, porém, ao longo do processo, foi aprovada a implantação de mais um curso, portanto serão: Sistemas Elétricos, Controle de Obras e Gestão de Serviços.