As doações dos contribuintes da Igreja Católica, além de ajuda financeira da Prefeitura e as pecúnias do Fórum são ajudas muito importantes para manter a Associação dos Renais Crônicos de Adamantina (Arca), mas o tradicional bazar da entidade, também é uma fonte de renda significativa.
Com o objetivo de suprir as principais necessidades, a diretoria da Arca, promove há alguns anos a venda de produtos artesanais, frutos de doações, na própria sede da entidade, diariamente.
Há uma variedade de opções de produtos, principalmente para mulheres. Além de toalhas de banho e rosto e guardanapos bordados, a Arca ainda vende roupas, calçados e confecções. A novidade é que a maior parte das peças são customizadas. São shorts, saias e calças jeans, que chegam até a entidade aparentando não ter condições de uso, e com os ajustes das costureiras, o material é transformado em peças modernas.
São utilizados retalhos de roupas, tinta para tecidos, lantejoulas, pedrarias e uma variedade de itens que as voluntárias usam para customizar os artigos de confecções transformando as roupas que eram antigas, em peças ‘novas’.
Os preços são acessíveis e bastante atraentes, além de que, todo valor arrecadado com a venda das peças, são revertido para o tratamento de pacientes com problemas renais crônicos, de Adamantina.
A vice-presidente da entidade, Antônia Maria da Conceição (Toninha), conta que todos os dias recebem encomendas de toalhas e outras peças artesanais.
Além das costureiras voluntárias, que atuam com a mão-de-obra dentro da Arca, tem também as contribuintes que doam artesanato para serem vendidos no bazar. “Algumas mulheres bordam toalhas especialmente para doar para Arca. São peças lindas e feitas com muito capricho”, conta ela.
Toninha pontua que os familiares dos pacientes também se envolvem com a causa da Associação e o trabalho voluntariado que é realizado. “O nosso bazar é uma opção para aqueles que procuram por algo exclusivo e bem feito, ou queiram algo diferente para presentear alguém”, expõe.
A Arca atua em 10 cidades da região prestando apoio e orientação aos pacientes renais crônicos e também aos seus familiares. O grupo da Associação atende aos pacientes que estão em tratamento de hemodiálise na Santa Casa de Adamantina.
Quem quiser colaborar doando artesanato ou qualquer quantia em dinheiro, deve entrar em contato com a entidade através do telefone (18) 3521-5089.