A abertura oficial da Campanha da Fraternidade (CF) deste ano, será amanhã, 5, na missa de Quarta-feira de Cinzas. A Campanha é realizada anualmente pela Igreja Católica no período da Quaresma. Com o objetivo de chamar atenção dos fiéis com um problema que envolve a sociedade brasileira, a cada ano é escolhido um tema que neste ano irá abordar “Fraternidade e Tráfico Humano”, com o lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou”, (Gl 5,1).
A Quarta-feira de Cinzas ainda marca o início da Quaresma, período de 40 dias que antecede uma das principais datas para a Igreja Católica, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no domingo de Páscoa, que este ano acontece no dia 20 de abril.
Em 2013, o debate sobre tráfico humano ganhou força por ser tratado na novela Salve Jorge, da Rede Globo, que teve o tráfico de mulheres como um dos segmentos da trama. Ainda nos dias de hoje, milhões de pessoas continuam sendo tratadas como mercadorias vendidas em compradas em várias partes do mundo.
A escolha do tema surgiu com a proposta dos Grupos de Trabalhos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e de Combate ao Trabalho Escravo, junto à Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e a entidades ligadas à Pastoral da Mobilidade Humana.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) atenta para o aumento de vítimas do tráfico humano, do trabalho forçado e do tráfico para a exploração sexual.
De acordo como site da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, o tráfico de pessoas faz cerca de 2,5 milhões de vítimas por ano, incluindo homens, mulheres e crianças, mas principalmente pessoas vulneráveis e carentes, psicologicamente e de recursos.
MISSAS – Em Dracena, haverá missas do lançamento da Campanha amanhã, 5, nas igrejas Nossa Senhora Aparecida (Matriz), Santuário Nossa Senhora de Fátima e Paróquia São Francisco de Assis, às 7 e 19h30 ambos horários com distribuição de cinzas. Os livretos da Campanha podem ser adquiridos nas secretarias das paróquias pelo valor de R$ 2.