O Conselho Tutelar de Brasilândia, em parceria com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Municipal Antidrogas (Comad), orientou estudantes adolescentes, na última terça-feira, 25, no Anfiteatro Ramez Tebet, sobre o uso indevido de álcool e drogas e os alertou para os riscos de exploração sexual.

Tendo em vista a proximidade com o Carnaval, a Secretaria de Direitos Humanos/ Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente mobilizou todos os municípios brasileiros a aderirem à  campanha nacional de Carnaval, pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes.
Em Brasilândia, a campanha é coordenada pelo Conselho Tutelar e conta com a parceria de outros conselhos. “Juntos foram feitas abordagens coletivas com adolescentes e jovens, cujo objetivo é orientar e veicular informações que possam protegê-los da exploração sexual, e na oportunidade de orientação, a coordenação local também optou em esclarecer quanto ao uso indevido de álcool e drogas”, disse a assistente social e presidente do CMDCA, Dalreny M. Dourado Junqueira.
A psicóloga do Creas, Vanessa Cristina Silva Ferreira, que também participou das orientações, falou da importância da conscientização dos adolescentes em relação a esta data. “Lembramos aos estudantes que sempre é bom ouvir os familiares sobre os riscos que trazem as drogas. E em caso de suspeita de alguém que estiver explorando sexualmente alguma criança ou adolescente, que deve entrar em contato com o Conselho Tutelar”, alertou.
Além das orientações, a Prefeitura colocou na Praça da Pedra, onde acontece o Brasalegria, uma faixa alertando sobre a exploração sexual contra crianças e adolescentes e em caso de alguma suspeita, o número do Conselho Tutelar.