A Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente informa que já foram recebidas até a última quinta-feira, 20, 14.863 declarações do Imposto de Renda 2013, nos 55 municípios que compreendem a região de Presidente Prudente, dentre esses números, 4.494 correspondem somente a Prudente.
Das 14.863 declarações recebidas na região equivalem a 1,55% de declarações entregues a Receita Federal. No estado de São Paulo foram 959.177 declarações entreguem e no País, 3.091.923 declarações, o que equivalem a 31,02% do esperado pela Receita Federal.
Segundo os dados divulgados no trecho de Panorama a Lucélia, foram recebidas até o momento 3.185 declarações do Imposto de Renda. Na microrregião, Dracena foi a que mais entregou as declarações, com 621. Seguida de Adamantina com 544, Junqueirópolis com 465 e Tupi Paulista com 242 declarações entregues. O prazo começou em 6 de março e termina no dia 30 de abril.
O Fisco espera receber 27 milhões de declarações neste ano, 30% representam as declarações do estado de São Paulo.
Aqueles que deixam de fazer a declaração estão sujeitos a multa mínima de R$ 165,74 e ter o CPF bloqueado, isso faz com que a conta corrente também fique bloqueada e o indivíduo não consiga movimentá-la.
Sempre na última semana, a Receita Federal recebe uma grande quantidade de declarações, por isso, o contribuinte deve ficar atento e evitar deixar para última hora.
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2014 poderá ser feita pela internet, com o programa de transmissão da Receita Federal (Receitanet), ou por meio de dispositivos móveis tablets e smartphones. Neste ano, não será mais permitida a entrega do IR via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, como aconteceu até 2013. A entrega do documento via formulário foi extinta em 2010.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e se estendem até dezembro, geralmente em sete lotes.
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar à declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior.
Veja a quantidade de declarações recebidas por município na microrregião de Dracena.