A campanha de vacinação contra o HPV superou as expectativas e foi reconhecida como uma experiência de sucesso pela Secretaria Municipal de Saúde. As doses das vacinas terminaram no primeiro dia de campanha realizado no último sábado, 8.
Aproximadamente 400 meninas, de 11 a 13 anos, compareceram aos postos de saúde para se imunizar contra a doença. De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Jaqueline Maria de Souza, o número atingiu 40,34% das 867 adolescentes do município. A Secretaria acredita que a meta de vacinação em 80% da população-alvo será superada.
Jaqueline avisa que a campanha prossegue na próxima quinta-feira, 13, no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara, a partir das 8h, quando está prevista a chegada da nova remessa das doses das vacinas. As meninas deverão ir acompanhadas por um responsável e munidas de documento de identidade para serem imunizadas.
Cada jovem deverá tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser realizada após seis meses da dose inicial. Passados cinco anos, será aplicada a terceira dosagem da vacina. Após atingir as três doses, a vacina atinge 98,8% de eficácia. Aquelas que receberam a primeira dose da vacina no dia 8 de março deverão procurar o posto de vacinação novamente dia 13 de setembro para ter acesso a segunda dose.
A vacina contra o HPV é capaz de prevenir a transmissão do vírus causador do câncer do colo do útero, que pode ser contraído por meio de relação sexual, contato direto com peles ou mucosas infectadas, e também no momento do parto.
Em 2015, a dose passará a ser ofertada para o grupo de nove a onze anos e, em 2016, para o público de nove anos.
De acordo com o Ministério, estudos mostram que essa faixa etária apresenta melhores resultados na eficácia da vacina, pois é quando a produção de anticorpos é mais intensa. Além disso, no caso do Brasil, a maior parte das meninas ainda não iniciou a vida sexual nessa idade e, portanto, é mais provável que não tenha tido contato com o vírus HPV.