A Secretaria da Educação do Estado acaba de concluir um levantamento que mostra que as escolas estaduais reúnem alunos de 29 dos 32 países que vão disputar a Copa do Mundo. As unidades escolares da região de Presidente Prudente reúnem 31 estrangeiros, de quatro nacionalidades que estarão presentes no maior campeonato de futebol do planeta.
Em todo Estado, são 4 milhões de estudantes brasileiros e 2 mil alunos, a maioria é do Japão (1.103 ou 53%), seguidos de 197 portugueses. Das nações que disputam a Copa, a rede estadual de ensino só não tem nascidos na Bélgica, Croácia e Gana.
O levantamento da Secretaria aponta também que houve um aumento no número de crianças e adolescentes vindos de outros países e matriculados nas escolas estaduais em relação ao ano passado. Enquanto eram 7,1 mil alunos de 90 países em 2013, em 2014 são 7,5 mil estudantes estrangeiros de 94 nacionalidades diferentes.
Para os alunos de outras nações, a Secretaria tem um Núcleo de Inclusão Educacional, criado para definir diretrizes para a recepção destes estudantes.  “Nosso núcleo de inclusão é pioneiro em traçar definições para aprimorar a educação inclusiva, atuando no atendimento a esses alunos estrangeiros, na área da educação indígena e quilombola, entre outros. A atuação permite a troca de experiência entre as escolas para subsidiar professores, diretores e supervisores”, afirma a coordenadora da Gestão de Educação Básica (CGEB) da Secretaria, Maria Elizabete da Costa.
 O ranking de nações presentes na região de Presidente Prudente é: um aluno da Argentina e Alemanha, 26 alunos do Japão e três de Portugal.