A Prefeitura de Tupi Paulista, através de uma ação conjunta da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, promoveu na tarde dessa segunda-feira, 17, a inspeção e adesivagem dos veículos da frota municipal, movidos a diesel, que diariamente emitem gases na atmosfera.
Realizada pela coordenadora do Meio Ambiente Lurdinha Grassi, esta ação é prevista nas diretivas do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. O método utilizado foi a Escala de Ringelmann, uma escala gráfica com padrões de cor que vai do cinza claro ao preto e que, quanto mais escura a fumaça emitida, maior a concentração de poluentes.
A fiscalização é realizada duas vezes por ano e os veículos cujas emissões tiverem densidade colorimétrica superiores ao padrão 2 da Escala de Ringelmann, são enviados para a devida manutenção e regulagem.
De acordo com Lurdinha, os veículos da frota municipal foram todos aprovados e estão livres da emissão de fumaça preta, até por que: “A frota é nova e os veículos passam por revisão periódica”, comentou.
A fiscalização foi acompanhada pelo chefe de oficina da Prefeitura, Wilson César Miranda.