Ao menos 93 funcionários da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), da Gerência de Adamantina, que responde por 16 cidades da Nova Alta Paulista, aderiram a “Greve Pipoca” que começou na última terça-feira, 11, em todo o interior do Estado de São Paulo.
Desde então, as agências da região revezam entre si para a paralisação de meio período, cada dia em uma cidade. A primeira a fechar as portas foi a de Adamantina, depois Osvaldo Cruz, Lucélia e nesta sexta-feira, 14, foi à vez de Flórida Paulista. Todos os funcionários paralisaram os serviços durante o período da manhã.
De acordo com o delegado sindical do Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores de Água em Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo) em Adamantina, André Luiz Soares, a greve será em período integral em todas as unidades da região nesta segunda-feira, 17.
Ele explica que somente os gerentes e encarregados permanecem nas agências para o atendimento ao telefone.
Eles reivindicam a diferença salarial dos servidores das Sabesps do interior do Estado, que está 20% abaixo, comparado aos salários da capital. “Nós fazemos o mesmo serviço, mas estamos com salários mais baixos”, explica. Ainda não houve negociação entre as partes.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sabesp, mas esta não se posicionou claramente sobre o assunto. A única informação repassada através de nota oficial foi: “A Companhia está à disposição por meio de sua Central de Atendimento Telefônico Gratuito – 0800 055 0195 – que funciona 24 horas por dia, inclusive finais de semana e feriados. O cliente também pode acessar a agência virtual no site da Sabesp – www.sabesp.com.br, para emergências, solicitação de consertos e serviços, 2ª via de conta e outros assuntos”.
No próximo dia 25 haverá Assembleia com todos os Sindicatos, na cidade de Lins, para decidir o rumo da greve que tende a se intensificar nos próximos dias. “Dependendo do que for discutido na reunião, nós iremos parar de vez os serviços e voltar só quando formos atendidos”, finaliza André.