Faltando poucas horas para terminar o verão, a estação mais quente do ano, não vai deixar ‘saudades’, tendo em vista que nos últimos três meses foram registradas temperaturas recordes e dias em que a sensação térmica chegou próximo da casa dos 50ºC.
O janeiro deste ano foi o mais quente dos últimos sete anos, em Dracena, quando a média máxima atingiu 26,5°C. Os últimos dias do verão foram muito intensos, com poucas nuvens, temperatura alta e umidade relativa do ar abaixo do indicado.
De acordo com dados coletados pela estação climatológica do campus experimental da Unesp, que mede a temperatura desde junho de 2006, no período do verão a temperatura média máxima vem atingindo altos picos. Lembrando que a Unesp está localizada na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros SP-294.
Somente neste último verão, a média máxima foi à maior desde 2006. Destaque para o mês de dezembro do ano passado, quando registrou média de 27,3°C e janeiro e fevereiro deste ano, com 26,5°C e 26,9°C, respectivamente, comparados com o mesmo período de dezembro de 2006 e janeiro e fevereiro de 2007.
Quem pensa que com a chegada do outono hoje, 20, a temperatura ficará mais amena engana-se. A máxima superará a casa dos 30°C, ainda até o próximo domingo, 23.
Especialistas explicam que durante o outono, a temperatura vai caindo gradativamente. No primeiro mês, o tempo ainda mantém características do verão, com dias quentes e pancadas de chuva no fim da tarde. Ao longo da estação, no entanto, as frentes frias chegam mais fortes acompanhadas de massas de ar polar.
OUTONO – A nova estação inicia-se hoje, 20, às 13h57. Sendo a transição entre o verão e o inverno, verificam-se características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos das regiões Sudeste e Sul.
Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País, com o registro dos maiores totais de chuva, superiores a 700 mm, no extremo norte das regiões Norte e Nordeste e no leste do Nordeste, onde se inicia o período mais chuvoso. No restante do País, predominam totais de chuva entre 150 mm e 400 mm. Nas regiões Sul, Sudeste e parte da região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC, chegando a valores inferiores a 10ºC nas regiões serranas.
Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18ºC e 28ºC. Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas são mais homogêneas: a mínima variando em torno de 22ºC, e a máxima variando entre 30ºC e 32ºC.