A aula inaugural para cinco cursos do Senai aconteceu no último dia 11, no Centro Cultural “Senador Ramez Tebet”, em Brasilândia, com a participação de mais de 100 pessoas, e marcou o início da capacitação para almoxarife, assistente administrativo, tratorista agrícola, eletricista instalador residencial e auxiliar de recursos humanos. Os cursos são ministrados pela Faculdade de Tecnologia do Senai de Três Lagoas – MS.
A secretária municipal de Assistência Social, Jô Silva, pediu dedicação aos alunos para que iniciem e concluam os cursos tendo o máximo de aproveitamento das aulas.
As aulas acontecerão na Escola Municipal Antônio Henrique Filho, exceto o curso de eletricista instalador residencial, que terá aulas no contêiner do Senai, na Praça Santa Maria. Os cursos estão divididos em duas modalidades, Pronatec e Gratuidade, sendo que, pelo Pronatec, os alunos recebem uma ajuda de custo do Governo Federal.
A vice-prefeita Márcia Amaral, representou o prefeito Jorge Diogo, que está em viagem a Brasília-DF, e falou que os cidadãos não devem perder as oportunidades que são oferecidas pela administração municipal.
Os alunos receberão apostila, caderno, caneta e uniformes. Serão quatro horas diárias de aulas. Os cursos de almoxarife, assistente administrativo e tratorista agrícola serão realizados das 18h40 às 22h40. Já os cursos de eletricista instalador e auxiliar de RH serão das 13h às 17h.
A supervisora pedagógica dos cursos, Ana Cláudia de Farias Garcia, disse que os cursos do Senai são uma parceria entre as indústrias do Estado, Governo Federal e prefeituras. Segundo ela, a Fatec Senai de Três Lagoas atende a 12 municípios. Ana Cláudia alertou aos alunos sobre as faltas, que têm limite de 25% para cada carga horária dos cursos.
Os cursos em Brasilândia chegarão a nove opções. Segundo Jô Silva, ainda há vagas para o curso de tratorista e que, agora, não é necessário ter a Carteira Nacional de Habilitação categoria C para participar.
SAIBA MAIS – O Pronatec oferece bolsa de R$ 2, por hora estudada como ajuda de custo. Os cursos do Pronatec têm carga de 240 horas. Sendo assim, o aluno que participar de todas as aulas receberá R$ 480. Caso falte, serão descontadas as faltas.
Os alunos que, por algum motivo, precisarem interromper o curso devem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social para preencher um formulário de cancelamento. Não basta desistir do curso, pois no momento da matrícula é informado o número do CPF, que ficará bloqueado no sistema, caso o aluno não preencha o formulário. Com isso, a pessoa fica impedida de ingressar em qualquer outro curso oferecido.