O MEC confirmou os cursos de Segurança do Trabalho, Química e Edificações que serão oferecidos pelo Pronatec em Dracena. Os cursos foram divulgados de forma oficial nesta semana no Diário Oficial da União.
Foram aprovados 100% dos cursos pleiteados pela instituição dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico.
As inscrições podem ser feitas a partir de dia 17 de março no site www.sisutec.mec.gov.br
Serão ofertadas 40 vagas por curso num total de 120 vagas. Segundo Julia Portari, diretora do CEP/UME, quem fez o ENEM no ano passado poderá se inscrever primeiro no Pronatec.
Os cursos são gratuitos e a comunidade de Dracena, da região e até de outros Estados poderá se inscrever.
“Podem se inscrever no Pronatec pessoas de 16 a 59 anos e a única exigência é que o candidato tenha concluído o ensino médio e neste primeiro momento feito o ENEM em 2013”, comentou.
Ainda de acordo com Portari, para o credenciamento da escola e aprovação dos cursos, a instituição contou com diversas avaliações do MEC.
Na oportunidade, foi avaliada toda a infraestrutura disponível para os alunos, assim como os planos pedagógicos, biblioteca, corpo docente, programas sociais e rotinas administrativas.
“A instituição foi aprovada em todos os processos e os avaliadores, quando da visita in loco, gostaram muito do que viram em nossa escola”, ressaltou Portari.
Edson Kai, diretor executivo da Fundec, explicou que com o Pronatec a Fundec irá oferecer por meio de bolsas de estudos vagas em cursos de ensino técnico e formação inicial e continuada. Desde o ano passado há um planejamento específico da instituição para o credenciamento no MEC para ofertar o Pronatec em nossa região.
“Parabenizamos toda nossa equipe pelo trabalho e conquista de um programa de tamanha importância para qualificação de jovens e adultos”, finalizou.
No início, participaram do Pronatec apenas instituições federais e do Sistema “S” (Sesi, Senai, Sesc e Senac). Agora, as instituições privadas também poderão oferecer o programa.
Neste ano, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) alcançou a marca de 4 milhões de matrículas em cursos técnicos.
O período de inscrição é de 17 a 21 de março.