De 1996 até 2011, as mortes em função dos acidentes com motos cresceram 1.032%. Naquele mesmo período, perderam a vida 114 mil condutores/passageiros de motociclistas. Quem fornece esse triste balanço é o engenheiro Archimedes Raia Jr., especialista em Segurança Viária, doutor em Engenharia de Transportes e professor associado da Universidade Federal de São Carlos.
Sem intervalo
Raia Jr. salienta que “em nenhum desses quinze anos houve um único em que houvesse redução no número de mortes de usuários de moto”. E acrescenta: “A elevação é contínua. Mesmo com uma calamidade pública desta magnitude, as autoridades governamentais pouco têm feito para mitigar os seus efeitos. Pelo contrário, o que se observa são os incentivos à compra de veículos motorizados, principalmente, de motocicletas”.
Valor incentiva
O especialista em Segurança Viária afirma que as pessoas compram as motos porque elas têm preços relativamente baixos. Além disso, são econômicas e de manutenção barata. Não ficam paradas no trânsito lento e congestionado. “Ora, com o transporte público de baixíssima qualidade e custos elevados, não resta à população de renda mais baixa alternativa a não ser a compra de uma moto”, justifica.
Pergunta sem resposta
“Quantas e quantos ainda vão cair vencidos pelo poder de fogo desta metralhadora giratória – a motralhadora – que se chama motocicleta? Vamos ficar todos acompanhando o recrudescimento destas estatísticas funestas? O país não precisa de pão e circo nem de copa ou olimpíada. Precisa, sim, de estadistas capazes de enfrentar seus sérios problemas estruturais”, conclui Raia Jr.
Destaque nacional
Na manhã de sexta-feira, agentes penitenciários e sindicalistas reuniram-se diante do presídio desta cidade e impediram a transferência de detentos para a unidade. A grande imprensa repercutiu o acontecimento para todo o país, ressaltando que 35 presos de várias unidades da região tiveram que voltar para as penitenciárias de onde vieram.
Adotando novo idioma
Ampliando o polêmico programa “Mais médicos”, uma das estratégias mais fortes para a reeleição de Dilma Roussef, vários profissionais cubanos já começaram a desembarcar em comunidades da Nova Alta Paulista. Um amigo nosso conta as horas e os minutos para tê-los por aqui. “Vou aproveitar para exercitar meu portunhol”, exclama radiante.
Será?
Trabalhadores com carteira assinada podem se dar bem, durante a realização da Copa, quando vai aumentar o número de feriados e pontos facultativos. Isso por que, segundo a legislação trabalhista, as empresas têm duas opções: pagar a remuneração em dobro, caso resolva abrir as portas nos feriados, ou conceder uma folga em outro dia da semana como forma de compensar o trabalhador. Na segunda situação, o empregador não precisa pagar a remuneração em dobro.
Troféu “Mãe de março”
E o vencedor é…. o Linense. Na conclusão da 13ª rodada do Paulistão, no meio de semana, o alcunhado Elefante da Noroeste salvou três adversários. Com a derrota para o XV, livrou o time de Piracicaba e a Portuguesa de caírem para a série 2 da competição. Ao mesmo tempo, garantiu a classificação antecipada da Penapolense para as quartas-de-final da competição.

andreo@portalregional.net.br