O município de Nova Independência está em festa hoje, 21, e comemora 49 anos de emancipação político administrativa. E para comemorar a data, a Prefeitura, através do Departamento de Cultura preparou diversas atividades.
Entre as ações, está programado para ocorrer hoje, show sertanejo universitário com o cantor Adriano Junior, na Praça da Matriz. O evento foi conquistado pelo Departamento Municipal de Cultura junto a Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Abaçai, uma Organização Social de Cultura. O cantor promete animar a festa de aniversário da cidade e está previsto para começar às 22 horas.
Já amanhã, 22, os eventos se iniciam logo de manhã, às 8 horas com um amistoso de futebol dos times Sub 15 e Sub 17 no campo do Clube Recreativo Nova Independência, e após o jogo terá inicio às 10 horas a final do futebol das categorias Sub 11 e Sub 13.
Já às 17 horas, ocorre o tradicional desfile cívico que irá percorrer parte da avenida Eurico Soares de Andrade e passará defronte a Praça da Matriz, onde irão ocorrer apresentações de vários departamentos municipais, entre eles o Departamento Municipal de Educação, Social, Cultura, Esporte e Saúde, além de carreata de maquinários agrícolas do Barracão de Agronegócios e de motociclistas do Federal Moto Company da cidade de Andradina, entre outros.
Durante todo o desfile um trio elétrico estará na Praça da Matriz animando toda a população que poderá passar momentos de descontração e de lazer. E para encerrar as festividades, no domingo, 23, acontece no Clube Recreativo de Nova Independência torneio de futebol de campo com início previsto para as 8 horas.
DADOS – Segundo o Censo do IBGE de 2013, Nova Independência possui 3.423 habitantes. Em 2010, esse número era de 3.068.
A cidade de Nova Independência originou-se de uma pousada de boiadeiros na estrada construída por volta de 1912, ligando Araçatuba ao Porto Independência, no Rio Paraná. Apesar dos poucos recursos do porto, muitas famílias foram se fixando ao longo da estrada, dedicando-se ao cultivo das terras. Todavia, somente em 1943, foi caracterizada a formação do povoado, pós a doação do terreno para seu patrimônio, por Modesto Junqueira. Devido à influência em sua formação, o núcleo urbano tomou, desde os primeiros tempos, a denominação de Nova Independência.
Deve-se a João Theodoro Batista, reconhecido como fundador, as ações pioneiras para a implantação da cidade, sendo o responsável pelo loteamento dos terrenos. Ainda em 1943, foi celebrada a primeira missa campal e construído o primeiro prédio, de propriedade do comerciante Pedro Viana.
A iniciativa da Prefeitura de Andradina em construir uma estrada, iniciada em 1944, ligando esta cidade a Nova Independência, constituiu seu principal fator de progresso, visto que possibilitou a abertura de novos sítios e fazendas e consequente desenvolvimento da agricultura, onde predominava o arroz, milho, banana e fumo. Também a pecuária tomou novo impulso.
A cidade é atualmente administrada por Neusa Lopes da Costa Joanini e a vice Edileuza da Cruz da Silva.