O prefeito Jorge Diogo esteve no último dia 21, em Três Lagoas, na entrega dos certificados aos participantes dos cursos profissionalizantes que foram oferecidos no município de Brasilândia, ao longo do ano de 2013. Mais de 100 pessoas foram qualificadas pelo Senai no município.
O evento realizado no salão da Leiloado contou com a presença do senador Delcídio do Amaral; do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen; do conselheiro da Fiems, o empresário três-lagoense José Paulo Rímoli, além dos jovens dos municípios da região Costa Leste.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jô Silva, que foi responsável pela inscrição dos interessados para participarem da qualificação, foi oferecido em 2013 os seguintes cursos: auxiliar administrativo, costureiro industrial, ajustador mecânico, eletricista industrial, aplicador de revestimento cerâmico, pintor de imóveis e pedreiro.
Os cursos fazem parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e foram oferecidos gratuitamente para a população.
A servidora pública Regina Espírito Santo da Silva fez o curso de aplicador de revestimento cerâmico e disse que a qualificação será muito proveitosa. “Eu estou ampliando a minha casa e com este curso não precisarei mais pagar alguém pra colocar azulejos, pois eu aprendi com este curso. A turma foi muito boa e o professor soube nos passar muito bem as orientações. Os cursos do Senai são muito bons, espero que eles possam trazer mais, com por exemplo, segurança do trabalho, entre outros que ainda não veio para cá”, disse.
TOTAL – De acordo com o site da Fiems, 671 novos profissionais foram capacitados em 15 cursos, estando aptos a ingressar no mercado de trabalho. Do total de formandos, 168 fizeram cursos técnicos em química, automação industrial, celulose e papel, segurança do trabalho e eletrotécnica, enquanto os outros 503 alunos fizeram os cursos de qualificação profissional de ajustador mecânico, caldeireiro, costureiro industrial do vestuário, desenhista da construção civil, operador de processos químicos, auxiliar administrativo, mecânico de máquinas industriais, assistente de planejamento e controle de produção, auxiliar de recursos humanos, eletricista industrial, mecânico de motores diesel, operador de máquinas florestais, lubrificador industrial, mecânico de bombas hidráulicas, cadista para construção civil.