As experiências produzidas na pós-graduação em Psicologia da Saúde das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) foram destacadas em recente publicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ao longo dos cinco anos de existência do programa de pós-graduação foram ampliadas as referências teóricas e técnicas que orientam o campo de intervenção e pesquisa da Psicologia da Saúde. O período de matrículas ocorrerá neste mês.
Conforme destaca o artigo científico publicado na “Revista Estudos Interdisciplinares em Psicologia (UEL)”, a história da Psicologia da Saúde teve início nos serviços hospitalares para abordar as condições de adoecer e os processos de cuidado. “Mais tarde, alcançou a atenção primária e possibilitou um novo conjunto de conhecimentos e de atuações dos profissionais de psicologia, focada nas práticas de grupo, na comunidade e nas ações de promoção e prevenção em saúde”, explica o coordenador da especialização, professor Cassiano Ricardo Rumin.
A Psicologia da Saúde segue ampliando suas áreas de abrangência, especialmente pela implementação das políticas públicas de assistência social, trabalho, inclusão, educação, ressocialização e reabilitação. Para atender a diversidade destas práticas profissionais, a pós-graduação em Psicologia da Saúde oferece disciplinas de psicodiagnóstico, intervenção e psicoterapia dirigidas a grupos, técnicas psicoterápicas para os serviços públicos de saúde, psicossomática, psicoterapia familiar, intervenções em psicologia nas ações de reabilitação, gerenciamento em saúde, intervenção institucional e bioética.
O futuro especialista em Psicologia da Saúde terá 276 horas de disciplinas teóricas e práticas e 84 horas de supervisão das atividades de intervenção profissional. Essas atividades são realizadas nas áreas de interesse dos pós-graduandos, em hospitais, serviços públicos de saúde, clínicas de reabilitação, serviços de extensão em saúde da FAI (clínicas de Psicologia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia), políticas públicas de Assistência Social, intervenções em Saúde do Trabalhador nas organizações de trabalho e ações de promoção da saúde em unidades escolares, de atenção a idosos e clínicas de reabilitação.
As aulas são quinzenais aos sábados. As atividades de supervisão podem ocorrer no final de semana em que há aulas ou agendadas ao longo da semana.
“As supervisões acontecem em salas climatizadas para estudo em grupo, nas dependências da biblioteca do campus II. Junto às supervisões ocorrem as orientações sobre o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que deve ser apresentada para a obtenção do título de pós-graduação. O conteúdo do TCC é posteriormente publicado na Revista Omnia Saúde online, periódico científico mantido pela FAI e que possui avaliação da Capes/Qualis B5”, ressalta o docente.
Mais informações sobre o curso estão disponíveis na revista Omnia Saúde online, por meio de artigos publicados nos suplementos dos anos de 2008, 2009 e 2010. (Colaborou o professor Cassiano Ricardo Rumin)