O prefeito de Brasilândia (MS) Jorge Diogo e o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Valdeíres Bento dos Santos (Piacatu), participaram no último dia 17, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), da cerimônia de lançamento do programa Ação Fiems 2014 que oferece mais de 100 mil vagas, em 280 cursos, nas 79 cidades do Estado.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, do senador Delcídio do Amaral, e outras autoridades estaduais.
De acordo com a Fiems, este é o maior programa de educação profissional do Mato Grosso do Sul. Das 100 mil vagas oferecidas, sendo que 81.399 serão disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ao longo do ano, em 269 cursos das modalidades de educação profissional técnica de nível médio, qualificação profissional, iniciação profissional, especialização profissional, superior e pós-graduação distribuídos pelos 79 municípios do Estado. Outras 20 mil vagas serão oferecidas pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), em 11 cursos nas modalidades de formação o trabalho.
Para a execução da etapa 2014 do programa em Brasilândia, o Sistema Fiems conta com uma sala de aula móvel do Senai, localizada na praça Santa Maria, uma biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi e demais espaços disponibilizados pelo município. No Estado, são mais de 800 professores e instrutores atuando nas unidades do Sesi e Senai.
O prefeito Jorge Diogo considera fundamental e estratégica a parceria com o Sistema Fiems para o desenvolvimento econômico de Brasilândia.
Já o senador Delcídio do Amaral destacou o compromisso do Sistema Fiems de investir na qualificação profissional dos trabalhadores sul-mato-grossenses. “Temos de continuar capacitando as pessoas que vivem em Mato Grosso do Sul, pois não adianta gerar emprego e ser obrigado a buscar a mão-de-obra em outros Estados brasileiros. O foco tem de ser a formação profissional para garantir o futuro da nossa gente”, discursou.