A falta de médicos especialistas para atuação na rede municipal de saúde de Adamantina tem sido alvo de reclamações constantes da população.
O problema que é regional, afeta a maior parte dos postos de saúde da Nova Alta Paulista. Muitas vezes, há a predisposição de contratações, mas faltam profissionais.
Uma das áreas que há dificuldades de se encontrar profissionais é a pediatria. Atualmente, o município de Adamantina conta com apenas dois pediatras que atendem no Centro de Saúde, PAS II (Vila Jardim) e PAS I, através do SUS (Sistema Único de Saúde).
A demanda diária chega a ser de 20 pacientes por dia, segundo o secretário de Saúde, Jorge Chihara.
A Prefeitura admite a necessidade em contratar médicos especialistas e revela haver grande interesse por parte da administração municipal, no entanto, faltam profissionais interessados em assumir o cargo.
Desde 2010 que a Prefeitura de Adamantina enfrenta este problema. O salário oferecido é de R$ 10 mil.
“A Prefeitura tem buscado médico na área de pediatria e disponibiliza vagas. Ela tem interesse em contratar especialistas, mas não temos profissionais com esta especialização disponível para a área de Saúde, Unidades Básicas da Família e inclusive nas Estratégias de Saúdeda Família”, informou a assessoria de imprensa.
O objetivo é destinar os médicos para as Unidades Básicas da Família e para as Estratégias de Saúde da Família, que é o primeiro nível de atenção em saúde com objetivo de promover a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.