Em reunião realizada no gabinete da Prefeitura de Adamantina, a administração Ivo Santos e Dr. Pacheco deu mais um novo passo para a estruturação da rede de atenção básica. Com autorização do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde promoveu a ampliação das micros áreas de Estratégia em Saúde da Família (ESF).
Com a readequação, o município poderá ampliar o número de agentes comunitários de Saúde em atuação, passando dos 31 já contratados para 85 profissionais em atuação nas 14 equipes de ESF planejadas para atender 100% da população do município. “Temos agora 90 dias para cadastrar as equipes com agentes, enfermeiros e técnicos de enfermagem”, revela o secretário de Saúde Jorge Chihara, que destacou ainda que a contratação será realizada por meio de concurso público.
A secretária de Assuntos Jurídicos, Maria Cristina Dias, revela que algumas áreas ainda precisam respeitar vagas remanescentes de concursos, ainda em vigor, realizadas nos anos de 2011 e 2012 e que somente serão abertas vagas para as áreas não previstas nestes concursos. “Iremos elaborar um projeto de lei e vamos encaminhar para apreciação da Câmara”, ressalta.
O prefeito destaca que os avanços do setor de saúde terão reflexos sentidos pela população ao longo do tempo, o que deve ocorrer em breve. “Estamos estruturando as equipes e vamos ampliar o número de agentes comunitários de Saúde de 36 para 85, nos próximos 90 dias, isso trará muitos benefícios para a população”, destaca.
“A ampliação do Programa da Saúde Familiar, como é conhecido, certamente, vai melhorar o atendimento da nossa população e vem de encontro com uma de nossas principais meta do plano de governo”, comemora o prefeito.
Ivo ressalta ainda que durante o ano de 2013 foram aplicados pela Prefeitura de Adamantina na área da saúde 24,16%, percentual acima dos 15% estabelecido pela legislação. “Em 2013 foram investidos mais de R$ 21 milhões para melhorar a saúde. É um processo lento, mas vamos insistir”, revela o prefeito, que confirmou aumento de 38,7% nos valores repassados à Santa Casa de Misericórdia.
O prefeito destaca outra meta alcançada logo no primeiro ano de sua gestão. A contratação de dois médicos para atendimento da população no Pronto Socorro. “Desde agosto, temos dois médicos para atendimentos de urgência e emergência”, revela Ivo.
A medida conseguiu reduzir o tempo de espera nas filas de atendimento, mas o prefeito Ivo Santos quer mais. Para ele, é preciso ter qualidade de atendimento. “Nosso objetivo é melhorar ainda mais o tempo e proporcionar atendimento de qualidade. E vamos conseguir!”, conclui.