No último dia 20, participaram de reunião no Centro Comunitário Antônia Moretti Gonçalves, em Tupi Paulista, os agricultores beneficiários do “Projeto João de Barro”.
O Projeto objetiva subsidiar a construção de imóveis para agricultores familiares e trabalhadores rurais, por intermédio de repasse de recursos do Orçamento Geral da União, através da Caixa Econômica Federal (CEF). Cooperativa de Habitação da Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (COOPERHAF-SP), Federação da Agricultura Familiar (FAF) e Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tupi Paulista e região.
Este projeto tem também o objetivo de manter o homem no campo, fortalecendo a agricultura familiar oferecendo mais conforto e moradias dignas.
O grupo de beneficiados foi composto por agricultores dos municípios de Monte Castelo (1 casa); Paulicéia (1 casa); Santa Mercedes (2 casas); São João do Pau D`Alho (3 casas) e Tupi Paulista (23 casas), totalizando 30 moradias e o montante de repasse de R$ 750 mil. As obras tiveram início em agosto de 2012.
A organização do evento ficou por conta das entidades citadas e realização do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Tupi Paulista e Região, presidido por Domingos Ferreira Alves, que contou com a participação do vice-presidente da FAF/CUT-SP (Federação da Agricultura Familiar) Geraldo José da Silva.
Todos os beneficiários receberam um mimo simbólico representando a casa de cada participante, e juntamente com seus familiares participaram de uma animada confraternização.
Segundo os organizadores, novas casas em breve deverão ser anunciadas, para atender mais um grupo de agricultores. Conforme depoimentos dos beneficiários, este projeto chegou na hora certa e só trouxe alegria, oferecendo oportunidade de moradia digna ao trabalhador do campo.
SERVIÇO – Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar atende na rua João Staut, 427, em Tupi Paulista.