Anteontem, o prefeito Pedretti levou secretários e vereadores para a rua Monte Castelo onde se processam os trabalhos de implantação de uma passagem em nível sobre os trilhos da finada ferrovia. O objetivo da obra é oferecer mais uma ligação da vila Barros e outros bairros da zona sul com os demais setores da comunidade.
Solução definitiva
Enquanto a administração local toma essa iniciativa que só adia o problema, outros municípios pleitearam e conseguiram a retirada dos trilhos da região central. Casos específicos de Campo Grande (MS), Araçatuba e Andradina que se cansaram do estrangulamento do trânsito de veículos provocado pelos trilhos que, há muitos anos, transformaram-se num caríssimo e feio enfeite, já que os governos estadual e federal, na contramão da história e do progresso, decidiram priorizar o transporte rodoviário.
Sentindo na pele
Como assunto puxa assunto, o trem continua fazendo muita falta. Tanto as composições de cargas, como a de passageiros. As primeiras escoavam as safras agrícolas e transportavam encomendas com rapidez e preços razoáveis, enquanto as segundas levavam os usuários para todas as comunidades do estado. Caso os trens de passageiros ainda circulassem, a população da região entre Panorama e Marília não se abalaria com os contratempos da greve de uma empresa rodoviária que atua no ramo, entre aqueles municípios.
Números não batem
Balanço da secretaria de Administração Penitenciária, publicado ontem, aponta que 88 das 158 unidades prisionais do estado estão parcialmente paralisadas por causa da greve dos agentes penitenciários que já dura 12 dias. O sindicato da categoria garante que a adesão ao movimento é de 90%. Daniel Grandolfo, presidente do Sindasp, disse que espera uma proposta para melhorar a progressão na carreira, a partir da redução do tempo de chegada ao último dos oito níveis em 25 anos.
Visitas confirmadas
Ainda ontem, a coordenação de mobilização e negociação dos servidores, formada por sindicalistas que lideram a greve da categoria, iniciada dia 10, divulgou nota oficial em que garante que as visitas de familiares aos presos serão realizadas normalmente, neste fim de semana.
Para comemorar e refletir
O Brasil festeja, hoje, o Dia Mundial da Água. Com aproximadamente 12% da água doce do planeta, o país tem o desafio de pensar a gestão dos recursos hídricos em seus mais diversos usos, garantindo o acesso ao chamado precioso líquido e promovendo seu uso sustentável para as atuais e futuras gerações.
Derradeira viagem
Após ser velado no salão nobre do estádio do Morumbi, o corpo do ex-zagueiro Bellini foi transportado para Itapira onde será enterrado hoje. O capitão da seleção brasileira de 1958 faleceu em decorrência do mal de Alzheimer. Da conquista histórica do primeiro mundial, na Suécia, só restam vivos Zito, Pelé e Zagalo.
Dizem que aconteceu
Um cidadão comprou uma geladeira nova e, pra se livrar da velha,
colocou-a na calçada da casa com o aviso: “De graça, se quiser, pode
levar”. A geladeira ficou três dias, sem receber um olhar dos
passantes. Ele chegou à conclusão de que as pessoas não acreditavam
na oferta. Parecia bom demais pra ser verdade e ele mudou o aviso:
“Geladeira à venda por R$ 50,00”. No dia seguinte, ela tinha sido roubada!
andreo@portalregional.net.br