Os ônibus da cidade de São Paulo foram motivos de 120.058 reclamações feitas pelos usuários ao longo de 2013, segundo números fornecidos ao UOL pela SPTrans, empresa responsável pelo transporte público por ônibus na capital paulista. O campeão de reclamações foi o tempo de espera entre um ônibus e outro.
Uma a cada três reclamações feitas pelos passageiros de ônibus no ano passado é relacionada ao intervalo entre um ônibus e outro. A SPTrans recebeu 39.766 queixas –33,12% do total– de usuários que relataram esperar muito tempo no ponto de ônibus.
A segunda reclamação mais frequente é contra a atitude de motoristas de não atender o pedido de embarque ou desembarque, com 24.257 queixas (20,20%).
A terceira queixa mais registrada também é direcionada aos condutores de ônibus: 12.583 pessoas (10,48% do total) reclamaram que o motorista dirigia de forma “perigosa”.
Entre os dez principais problemas relatados pelos passageiros de ônibus também aparecerem superlotação, atraso do tempo de viagem por parte do motorista, desrespeito, mudança de itinerário e não cumprimento dos horários de partida.
A quantidade de reclamações em 2013 é quase 15% menor se comparado ao ano anterior, quando passageiros fizeram 141.200 queixas.
De acordo com a SPTrans, a redução é “reflexo de programas desenvolvidos pela SPTrans junto às concessionárias e permissionárias do sistema para zelar pela boa qualidade dos serviços prestados, priorizando eficiência, rapidez, conforto e a segurança dos usuários do transporte coletivo”.
Linhas mais reclamadas
Todas as linhas de ônibus que existiam na cidade no ano passado (1.380) foram alvo de reclamações por parte dos passageiros. A que recebeu mais queixas foi a Terminal São Miguel/Terminal São Mateus (354M/10), com 492 reclamações.
A linha é operada pelo Consórcio Plus e transporta cerca de 13,6 mil passageiros em dias úteis na zona leste da capital. Por mês, cerca de 330 mil pessoas utilizam essa linha de ônibus, de acordo com o consórcio.
Em segundo lugar na lista das linhas mais reclamadas está a Cidade Tiradentes/Metrô Vergueiro, com 414 queixas, e em terceiro, Metrô Conceição/Terminal Vila Carrão, com 410 reclamações.
As reclamações foram feitas pela internet, por meio das centrais de atendimento dos sites da SPTrans e da prefeitura, e por telefone, pelo número 156, da prefeitura, e pelos ramais direitos da empresa.