Para integrar as ações da Semana Estadual de Mobilização Social contra a Dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina irá promover campanha de conscientização no município. As agentes comunitárias de saúde farão a entrega de panfletos educativos nas residências.
O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo entre o poder público e a população para eliminação de focos de mosquitos. De acordo com estudo do Ministério da Saúde, 80% dos criadouros estão localizados em ambiente domiciliar. Os principais criadouros identificados são pratos dos vasos de plantas, tambores, caixas d’água, lajes descobertas, pneus e garrafas.
Como auxílio no combate a este grave problema de saúde pública, a Semana Estadual de Mobilização Social – com participação das Secretarias Municipais de Saúde, em todo País – estimula as pessoas a eliminarem os criadouros e identificarem os sintomas para buscar atendimento adequado.
Os sintomas mais comuns da dengue comum são: febre, náuseas, vômitos, dor nos olhos, falta de apetite, dores no corpo, principalmente nos músculos e nas articulações e dor de cabeça. Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica de Adamantina, até o momento, nenhum caso de dengue foi registrado este ano. Já no ano passado, foram 414 e em 2012, 8 casos de dengue.
O coordenador do Departamento de Controle de Vetores destaca a atuação permanente dos 22 agentes de controle de vetores por diversos setores da cidade, e revela que a falta de participação da sociedade, que muitas vezes dificulta o trabalho dos agentes, prejudica o controle ou erradicação da doença.
A campanha ocorre em Adamantina de segunda à sexta-feira, 28. (Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura)