Nesta sexta-feira, 14, a partir das 10 horas, acontece a solenidade de entrega de 154 populares no conjunto habitacional ‘Prefeito Derocy Alves Valença’, com a presença do secretário-adjunto da habitação e diretor técnico da CDHU, Marcos Penido, presidente do CDHU José Milton Dalari e Mauro Villa Nova, gerente da CDHU na região de Presidente Prudente. Desta vez, o governador Geraldo Alckmin não virá à entrega das casas, assim como ocorreu em dezembro do ano passado quando participou da entrega de 176 unidades no mesmo conjunto habitacional.
A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) convocou via telegrama, todos os beneficiários das casas populares para assinatura de contrato na manhã de hoje, 13, às vésperas da solenidade. O vice-prefeito Edemilson Carlos Domingues (Nicki da Farmácia), deverá discursar ao lado de autoridades políticas da região na ausência do prefeito Luis Carlos Henrique da Cunha, que estará neste dia cumprindo agenda oficial em São Paulo.
A entrega das 330 casas no conjunto habitacional entre dezembro passado a março desde ano encerra quase uma década de sofrimento de dezenas de famílias a espera dessas casas, chamada pelo secretário da habitação Sílvio Torres de ‘a grande decepção’ do governo do Estado de São Paulo na área habitacional. O desabafo feito em entrevista exclusiva ao Jornal Regional aconteceu depois de uma série de paralisações de empreiteiras, apontadas pelo secretário como incapazes de executar obras desse porte.
Um dos episódios mais polêmicos do conjunto foi há cinco anos com a paralisação da obra sob suspeita na época, de estar sendo construída com materiais de péssima qualidade. A denúncia foi encaminhada para o Ministério Público Estadual através dos vereadores da época Cristiano Bortolotti e Leiva Pereira Ribeiro. Como providência, a Promotoria determinou inspeção e determinou a retirada de madeiramento irregular de várias casas em construção.