Com o falecimento de Osmar Sandrin, a cidade perde mais um pioneiro e figura humana exemplar. Salvo melhor juízo, o esposo da professora Nilza vivia há mais de 50 anos no município. Nesse extenso período, trabalhou no Banespa, foi atleta profissional e uma pessoa que – de maneira discreta – integrou-se às entidades de auxílio a pessoas carentes, em particular aos alunos especiais atendidos pela Apae.
Companheirão
Em grande parte de sua trajetória nesta cidade, tivemos o privilégio de usufruir de sua amizade: nos treinos do Sabatista, nos “terceiros tempos” dos bares da estação ferroviária e do Zé Rato e nas feiras da bondade da Apae. Que a Nilza que, tempos atrás, também chorou a morte do irmão Flavio Marcondes Cezar, um abraço de consolo. Que saiba encarar esta fatalidade com a força e a coragem que sempre caracterizaram sua trajetória.
Bafômetro farejador
Desde ontem e se estendendo até meio-dia da quarta-feira de Cinzas, desenvolve-se operação especial da Polícia Rodoviária, nas estradas paulistas. A cúpula da PR informou a adoção de uma novidade nas estradas estaduais, durante o período carnavalesco: o etilômetro passivo. O aparelho é capaz de captar se a pessoa ingeriu álcool a partir de 15 centímetros de distância da boca do condutor.
Pelo bafo
O equipamento “fareja” se há presença de álcool ou não. Caso o indicador dê positivo, o motorista é convidado a passar pelo etilômetro convencional para determinar a quantidade etílica. A vantagem é que, com o aparelho, as fiscalizações devem ficar mais rápidas e, consequentemente, há possibilidade de abordar maior número de condutores. Além dos etilômetros, binóculos, radares fixos e móveis também estão sendo usados.
Banho de loja
Ontem à tarde, a assessoria de comunicação da prefeitura enviou cópias de um telegrama do governador Geraldo Alckmin (PSDB) ao prefeito José Antonio Pedretti (PR). No telegrama, o tucano confirma que aprovou convênio no valor de R$ 250 mil para infraestrutura em diversas ruas e avenidas. Manifestação de um velho morador da cidade: “É uma pena que as eleições não se realizem todos os anos”.
Pra desanimar
Somente ontem de manhã, pessoal da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente já havia recolhido mais de uma tonelada de lixo, às margens da estrada vicinal que liga a cidade ao distrito de Jaciporã. Antenor José da Silva Filho, titular da secretaria, diz que é preciso conscientizar a população para não faça mais isso. Está pregando no deserto…
Há controvérsias
Um leitor e ex-aluno envia correio eletrônico em que externa dúvida sobre vocábulo utilizado todo começo de ano, por ocasião de ingressos de alunos no curso superior: bicho ou bixo. Efetuando um levantamento superficial, a coluna chegou à conclusão de que as duas formas são aceitas. Nem mesmo o saudoso escritor e colunista Moacyr Scliar tinha uma opinião precisa. Quase em cima do muro, ele escreveu que, de acordo com as regras gramaticais, o correto seria bicho. E que estaria respaldado pelo dicionário de Antonio Houaiss.
Últimas notícias
De acordo com fontes brasilienses, o ex-deputado José Dirceu não emplaca 2016 na prisão. Principalmente depois que a presidenta Dilma nomeou dois juízes, não é preciso citá-los nominalmente, para o Supremo Tribunal Federal. De Minas Gerais, vem informação de que o ex-goleiro Bruno também está de saída da penitenciária. E vai jogar por time de Montes Claros.
andreo@portalregional.net.br