Mesmo sem a presença de grande parte dos prefeitos, a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) realizou mais um encontro na manhã de ontem, 28, para apresentação de estudo para construção da BR-374, com o prolongamento da Rodovia Marechal Castelo Branco. A reunião ocorreu no auditório da Escola Técnica (Etec) Eudécio Luiz Vicente.
Somente os prefeitos de Adamantina (Ivo Santos), Junqueirópolis (Hélio Furini), Dracena (José Antonio Pedretti e o vice-prefeito de Parapuã (Gerôncio Francisco da Silva), compareceram na reunião, além de assessores parlamentares e representantes políticos de Adamantina e região.
O evento contou com a participação do superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), Ricardo Rossi Madalena, que apresentou o andamento do EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica e Ambiental) do prolongamento da rodovia.
Atualmente a Marechal Castelo Branco termina em Espírito Santo do Turvo, até o município de Lupércio, na região administrativa de Marília.
Foi contratada uma empresa de engenharia que deverá concluir o estudo – em andamento desde setembro – dentro de 30 dias, a partir daí, será iniciado o projeto definitivo.
O Estudo de viabilidade visa analisar tecnicamente o traçado, através de uma análise econômica e dos impactos ambientais. É realizado estudo do tráfego, com base no VDM (Volume Diário Médio) de veículos que passam pelo trajeto; estudo topográfico; socioeconômico e por fim os estudos ambientais da região.
Dentro deste estudo, verificou-se que com a implantação da BR-374, aproximadamente 42,08% dos veículos que transitam no sentido interior à capital irão utilizar este novo caminho. Já no sentido contrário serão 39,61%.
Os municípios próximos ao eixo da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) serão beneficiados com a obra, já que com a implantação da BR-374, a expectativa é enxugar o intenso tráfego de veículos pela SP-294, principalmente de caminhões, que utilizam do eixo, para transitar do estado de São Paulo para o Mato Grosso do Sul, pela ponte sobre o Rio Paraná, em Paulicéia.
“Precisaremos muito da Amnap”, afirmou Ricardo. A verba para a execução da obra, que deverá ser em torno de R$ 15 milhões, será viabilizada pelo Dnit, mas: “Quando chegar na obra, nós vamos precisar da Amnap. O peso político dos prefeitos, dos assessores de deputados que estão aqui hoje (no caso ontem), são muito importantes. Vamos precisar do apoio de toda região. Esta rodovia é de suma importância para trazer o desenvolvimento a esta região.”, disse.
Após a apresentação do EVTEA, o superintendente concluiu que está comprovada a viabilidade, em todos os aspectos, de implantação do prolongamento. “O estudo está praticamente aprovado”, afirmou.
O empreendimento beneficiará aproximadamente 900 mil habitantes, do eixo da SP-294. Com a conclusão do estudo, será elaborado o projeto executivo, que levará um ano para ser desenvolvido, e posteriormente permitirá o eventual início da obra.