As vacinas contra o HPV já podem ser encontradas novamente a partir de hoje, 13, no Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara. A vacina é destinada para meninas de 11 a 13 anos que ainda não foram imunizadas contra a doença.
A campanha de vacinação contra o HPV foi reconhecida como uma mobilização de sucesso pela Secretaria Municipal de Saúde. As doses das vacinas terminaram no primeiro dia de campanha realizado no último sábado, 8.
Com a grande procura, a campanha contra o HPV ficou suspensa nos últimos três dias devido à ausência das vacinas em toda a região. As meninas deverão ir acompanhadas por um responsável e munidas de documento de identidade para terem acesso às doses.
Cada jovem deverá tomar três doses da vacina. A segunda dose deve ser realizada após seis meses da dose inicial. Passados cinco anos, será aplicada a terceira dosagem da vacina. Após atingir as três doses, a vacina atinge 98,8% de eficácia.
DOENÇA – O HPV pode ficar no organismo durante anos sem apresentar sintomas, mas pode evoluir para cânceres como o do colo do útero. A vacina imuniza contra os tipos mais graves do vírus que é transmitido através do contato direto com a pele ou mucosa infectada onde a principal forma de contaminação é através da relação sexual.