Satoshi Endo, responsável pelo Departamento de Economia do Japão no Brasil, visitou no início da tarde de ontem, 25, as dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Dracena.
De acordo com o diretor da entidade, Arnaldo Registro, em abril de 2011, o consulado do Japão, no Brasil, havia destinado a verba de R$ 176 mil para a Apae visando a construção do Caes (Centro de Atendimento Especializado de Saúde) e ontem, Satoshi pôde conhecer de perto todo o trabalho que vem sendo realizado neste Centro.
Satoshi que fala pouco o português esteve acompanhado de seu assessor consular Rui Taguchi e da vereadora de Adamantina, Noriko Onishi Sait. “Foi muito bom realizar o convênio com a Apae, vem sendo muito útil. As pessoas assistidas pela entidade se sentem acomodadas”.
Quando questionado pela reportagem do que achou de Dracena, ele foi enfático: “É uma cidade muito quente”, arrancando risos de quem estava por perto.
O grupo de alunos de Taiko de Dracena recepcionou os convidados com belíssima apresentação musical.
Ainda ontem, Satoshi Endo, também visitaria a Apae de Tupã.
CAES – O Centro de Atendimento Especializado de Saúde atende aproximadamente 197 alunos e pacientes, cadastros na Apae e oferece de forma gratuita atendimento com fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, médico clínico geral e psiquiatra, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionista.