A Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec) teve seu projeto de qualificação para detentas do sistema prisional do Estado de São Paulo aprovado pela Fundação da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (Funap), entidade parceira da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). A informação foi confirmada pela Superintendente de Qualificação Profissional da Funap, Maria Celina Pedroso e pelo diretor de atendimento e promoção humana, Fernando Gomes de Moraes, durante o Seminário de Boas Práticas organizado pela Fundação em Presidente Prudente. Estiveram presentes o diretor executivo da Fundec, Edson Hissatomi Kai e o assessor de imprensa Fernando Nunes, que conheceram as características do Sistema Prisional Paulista e tiveram contato com agentes e diretores de várias penitenciárias do Estado, além dos diretores da Funap.
Serão ofertados cursos de formação iniciada nos eixos de gestão, negócios, hospitalidade, confecção, vestuário, informática e economia solidária.
Os cursos serão ofertados nas penitenciárias femininas de Araçatuba/Mirandópolis, Bauru, Campinas, São Paulo (capital e Vale), Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba e Tupi Paulista, nos regimes fechado, semiaberto, provisório e medida de segurança.
Cada curso terá duração de 60 horas e será ofertado pela unidade CEP/UME, mantida pela Fundec. O objetivo é contribuir para a inclusão das pessoas em privação de liberdade, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que ampliem as possibilidades de inserção no mundo do trabalho. As detentas inseridas no programa receberão qualificação profissional em vários módulos.
Edson Kai disse que esta é uma conquista histórica para a Fundec que se consolida como uma das principais parceiros do Governo do Estado de São Paulo.
“A Fundec com suas ações sociais reafirma a responsabilidade na formação humana e cidadã das pessoas, levando educação para que tenham novas oportunidades e um futuro melhor”, afirmou Kai.