A agência do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Dracena, inicia ainda nesta semana, coleta de informações referente à Pesquisa Econômicas Anuais, por amostragem em cerca de 130 empresas dos seguimentos industrial, comercial, prestação de serviço e construção civil.
De acordo com o técnico do Instituto no município, Rubens Paulo de Lazari Pastana, o primeiro contato é iniciado com técnicos do IBGE que irão procurar pelo proprietário ou contador das empresas selecionadas para informar sobre a pesquisa. Em seguida, as empresas receberão um e-mail onde terão que baixar o questionário, responde-lo e enviá-lo de volta ao IBGE.
Rubens esclarece que a empresa é selecionada aleatoriamente a partir do número de funcionários e pelo número de faturamento nos cadastros da RAIS e do CNPJ.
A pesquisa irá investigar dados econômicos, financeiros, mão-de-obra, matéria prima consumida e produto fabricado. O objetivo é identificar as características estruturais básicas do segmento empresarial de cada atividade econômica desenvolvida no País e suas transformações no tempo, através de levantamentos anuais e ainda de prover o Sistema Estatístico Nacional de informações relevantes que venham subsidiar o planejamento governamental, além de fornecer às empresas de cada setor, aos órgãos de pesquisa e demais usuários, elementos para a realização de estudos sobre cada setor.
As pesquisas serão realizadas em Dracena, Junqueirópolis, Ouro Verde, Tupi Paulista, São João do Pau D’Alho, Santa Mercedes, Nova Guataporanga, Monte Castelo, Paulicéia e Panorama devendo ser concluída em meados de agosto deste ano.