No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado ontem, 2, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) que desenvolve o Programa de Transtorno Global do Desenvolvimento, promoveu uma campanha de conscientização em Adamantina.
Durante a manhã, parte dos profissionais da entidade percorreram o comércio, unidades de saúde e creches, para a entrega de panfletos explicativos sobre o autismo. A ação foi coordenada pela diretora da Apae Érica Grespi Maion.
Houve uma concentração maior de participantes no semáforo localizado no cruzamento das avenidas Rio Branco e Santo Antônio, onde os motoristas foram abordados.
A coordenadora do Programa de Transtorno Global do Desenvolvimento, Aline Garcez e a equipe de profissionais da Apae frisam que a importância desta campanha é conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, para que a intervenção seja melhor.
Atualmente, o projeto desenvolvido pela Apae de Adamantina atende aproximadamente 25 autistas da cidade e região, entre eles, alunos da escola de educação especial e pacientes do Ambulatório de Reabilitação Global. Semanalmente, eles são atendidos pela equipe técnica composta por assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional.
TRANSTORNO – O autismo é considerado um transtorno que consiste em problemas de desenvolvimento e comportamento, que muitas vezes passam despercebidos. Os sinais precoces de autismo podem estar presentes antes dos 18 meses.
Os principais sinais são: atraso de linguagem, falta de reciprocidade social e comportamentos atípicos. Nestes casos, os pais devem procurar por programas de intervenção ou escolas apropriadas, especialistas ou equipe para confirmação através de um diagnóstico.