A mamãe Luana Aparecida Rodrigues da Silva, de 18 anos, está muito feliz com o nascimento da segunda filha, Ludimila Vitória, há cerca de um mês. E está ainda mais feliz por ter participado do Programa “Mamãe estou Chegando”, oferecido pela Prefeitura de Brasilândia (MS), desde o quinto mês de gestação, o que proporcionou muitos conhecimentos sobre o cuidado do bebê.
Apesar de ser seu segundo filho, Luana disse que ainda era inexperiente, pois seu primeiro filho contou com os cuidados da avó. “Eu não tinha experiência nos cuidados com o bebê. O programa é muito bom, explicam os cuidados com o bebê, deixa a gente mais ciente, mais cuidadosa”, disse.
Luana explicou que ficou sabendo do programa na Unidade Básica de Saúde ‘Postão’, enquanto aguardava para fazer o pré-natal. A coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Vânia Virgínia Cano Manari, explicou que às quartas-feiras, quando acontece o atendimento de pré-natal, as assistentes sociais convidam as gestantes a participar do Programa Mamãe estou Chegando.
Para ela, todas as gestantes deveriam participar do programa. “As mães devem participar mesmo. É uma boa ajuda para cuidar dos bebês. Vi uma mãe que não tinha nada, ganhar o kit. Todas devem participar, principalmente as mães de primeira viagem, que aprendem muito”, disse Luana.
O kit oferecido pelo programa conta com diversos itens básicos e a coordenadora do Cras já adiantou que nas próximas edições haverá sorteio de carrinho de bebê,entre as mamães participantes do programa.