A Secretaria Municipal de Saúde inicia oficialmente amanhã, 26, a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal que será desenvolvida em todas as unidades de saúde do município. Quatorze dentistas estarão envolvidos na campanha com a realização de exames e diagnósticos.
Marco Antônio Colman, coordenador de saúde bucal, informou que a avaliação é feita preferencialmente no público acima de 60 anos. No entanto, todos aqueles que perceberem qualquer tipo de ferida bucal que não cicatriza em um período de sete dias, ou que possuam prótese dentária que incomoda e machuca constantemente, deverá procurar uma das unidades de saúde para realizar a avaliação.
Colman pretende superar o número de atendimentos do ano passado com aproximadamente dois mil atendimentos somente neste sábado. Após a campanha, a prevenção ainda poderá ser realizada em qualquer posto de saúde.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) o câncer bucal afeta os lábios e o interior da cavidade oral e na parte interna da boca devem ser observadas gengivas, bochechas, céu da boca e todas as regiões da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Em outras regiões da boca acomete principalmente os tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista também é alcoólatra.
O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por um dentista pelo menos uma vez ao ano.
Confira locais e horários de atendimentos
*Posto de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 8h às 17h
*Posto Albert Sabin (São Manoel), das 8h às 16h30
*Posto de Saúde Irene Kato (Jardim Brasilândia), das 8h às 16h30
*Posto de Saúde Eduard Ligeris (Santa Clara), das 8h às 16h30
*ESF Jardim Jussara, das 8h às 16h
*Posto de Saúde de Jamaica, das 9h às 11h
*Posto de Saúde de Jaciporã, das 13h30 às 15h30