No último dia 11, das 8h às 13h no Centro Comunitário “Antonia Moretti Gonçalves” o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Regional de Presidente Prudente), em parceria com a Secretaria de Saúde de Tupi Paulista, promoveu uma Conferência voltada aos trabalhadores da saúde dos municípios de Tupi Paulista, Monte Castelo, Santa Mercedes, Terra Nova D’ Oeste, São João do Pau D`Alho e Nova Guataporanga.
O público-alvo do evento foram os enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de segurança do trabalho e outros profissionais da saúde (Vigilância Sanitária, Epidemiológica, Caps e ESFs).
De manhã foi abordado “Os agravos em saúde do trabalhador”, que contou com a palestra da socióloga, pedagoga e especialista em saúde do trabalhador Maria Aparecida Rodrigues e da advogada e enfermeira do trabalho, Maria Izabel Gonçalves Franzão. Já na parte final da conferência, o médico de segurança do trabalho Antonio Marcos Sanches falou sobre “A investigação de acidente de trabalho”. Todas as palestras tiveram espaço para perguntas e respostas.
A enfermeira da Vigilância Sanitária, Gisele Ramalho Pretti, que é também interlocutora da saúde do trabalhador do município, avaliou como importante a realização dessa conferência em Tupi Paulista, uma vez que sempre era realizada em Presidente Prudente.
De acordo com a enfermeira, isso se deve ao empenho do secretário de Saúde Maurinho Zerbetto e do prefeito Osvaldo Benetti.