Está chegando ao fim o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda 2014. Os contribuintes terão até amanhã, 30, para ficar em dia com o Leão. Na jurisdição da Delegacia da Receita Federal de Presidente Prudente (DRF), ainda faltam entregar aproximadamente 46,2 mil contribuintes. 

O Fisco espera receber 27 milhões de documentos neste ano, em todo o País, mas até ontem, 28, haviam sido entregues mais de 15,1 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física.
De acordo com dados divulgados pela DRF já foram recebidas até a última quinta-feira, 24, (data do balanço divulgado) 76.715 declarações do Imposto de Renda 2014, nos 55 municípios que compreendem a região de Presidente Prudente, dentre esses números, 24.841 correspondem somente a Prudente.
Já no trecho de Panorama a Lucélia foram recebidas até o momento, 16.971 declarações do Imposto de Renda. Na microrregião, Dracena foi a que mais entregou as declarações, com 4.168. Seguida de Adamantina com 3.645, Junqueirópolis com 1.777 e Tupi Paulista com 1.586 declarações entregues. O prazo começou em 6 de março.
Neste ano está sendo permitida a entrega por meio de tablets e smartphones desde o início do prazo legal.
Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e se estendem até dezembro, geralmente em sete lotes.
Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar à declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior.
O contribuinte que quiser doar a um dos fundos municipais de ajuda à criança e ao adolescente inscritos na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e repassados à RFB, poderá fazê-lo também até amanhã, com direito ao abatimento de 3% do total no IR ainda à Declaração atual.