O coordenador da Unesp de Dracena, professor Paulo Figueiredo e alunos do campus, compareceram a sessão da Câmara de segunda-feira, 31, para reforçar o pedido de apoio aos vereadores na votação do projeto, autorizando a Prefeitura desapropriar áreas para construção da marginal entre a empresa Vidrosul ao campus.

O projeto foi aprovado por unanimidade. “Deposito confiança no que aconteceu na Câmara, é um pleito antigo, desde a implantação da Unesp, o prefeito Pedretti está consciente e apoiando a construção, agora com aprovação dos vereadores, acredito que não há motivo para a obra não sair”, informa o coordenador.
CICLOVIA – O pedido aos vereadores também inclui a construção de uma ciclovia junto com a marginal. “São quatro quilômetros de marginal e a ciclovia vai trazer segurança aos ciclistas e pedestres, há ainda a logística, não há linha de ônibus da cidade ao campus e há estudantes que vêm de bicicleta, carona, ou a pé”, explica Figueireido.
Ele informa que apesar de a ciclovia não constar no projeto da marginal, o prefeito Pedretti e o secretário de Obras, Aparecido Celestino, veem a necessidade e apoiam o pedido. O motivo principal da marginal e da ciclovia, de acordo com a Unesp é prevenir contr a acidentes, devido o intenso fluxo de veículos na SP-294.
TREVO – Outro problema para a Unesp, está sendo a construção do trevo de acesso ao campus, que de acordo com Figueiredo, da forma como está sendo feito, aumentará os riscos de acidentes, comparado à rotatória que havia no local.
“Estamos solicitando ao prefeito, aos deputados da região e ao DER, para melhorar o projeto, é evidente que o trevo está muito inseguro”, confirma Figueiredo. Ele explica que o fluxo de veículos hoje na Unesp passa de 100 (veículos) por dia.
“O cruzamento é em nível, quem sai da Unesp (para a SP-294), tem que cruzar a pista neste fluxo intenso de veículos, não há área de escape para manobra se os ônibus não têm como entrar no campus se não usarem a contra mão, devido o desnível na pista, falta iluminação noturna, o ponto de ônibus que havia foi retirado, sabemos que será instalado novamente mas não sabemos quando, nem onde e até lá os usuários são prejudicados”, declara o coordenador.
Figueiredo aponta ainda que o traçado da rodovia causa mais riscos de acidentes. “A pista dupla passa a ser simples e afunila o tráfego nas proximidades do campus”, explica. Segundo Figueiredo ainda não há resposta do DER sobre os pedidos encaminhados. Ele informa que está encaminhando aos vereadores o mesmo pedido de ajuda para auxiliar na negociação para melhorar a obra do trevo que está em andamento.