Considerada capital regional da educação, com elevados índices de alfabetização (90,52% segundo o IDH-M), Adamantina é destaque com um sistema de ensino próprio, conduzido através da dedicação, profissionalismo e criatividade dos profissionais de educação. Prova disso é um projeto que estimula a adoção de bons hábitos por parte dos estudantes e já tem registrado bons resultados.
Criado no início de abril na Emef Professor Eurico Leite de Morais, unidade localizada no Jardim Adamantina, o projeto Educando com Amor, de iniciativa da diretora Aline Prates Tarnoschi, prevê avaliação diária e pontuação aos alunos que participarem das aulas, realizarem as tarefas, não se envolverem em brigas e não tiverem atitudes de desrespeito com o próximo.
Os alunos que não demonstrarem disciplina e respeito nas aulas, inclusive das atividades extras (Educação Física, Artes, Inglês e Informática) e durante o recreio, ou for levado à diretoria, poderão perder moedas conquistadas.
Ao final do mês, a pontuação obtida será trocada por “moedas do amor”, criadas especialmente para o projeto e utilizadas somente dentro da unidade escolar. As moedas serão úteis para aquisição de brinquedos, brindes e materiais escolares na “Lojinha do Amor”, montada em uma sala de aula.
Na tarde dessa terça-feira, 22, todos os alunos visitaram a “Lojinha do Amor” e conheceram os produtos disponíveis, todos doados por empresas e/ou cidadãos. Durante a atividade, os pequenos estudantes foram orientados que quanto mais dinheiro do amor arrecadarem, melhor será o produto que poderá comprar.
A coordenadora pedagógica da unidade, Viviane Pereira de Souza, revela que o projeto tem como objetivo melhorar o desempenho escolar e já atingiu diversos reflexos positivos, resultando em melhorias significativas durante as aulas e também nos intervalos. “Os professores já estão sentindo os benefícios do projeto e já relatam uma melhora no relacionamento dos alunos”, declara.
O projeto visa valorizar os trabalhos realizados pelos alunos na escola e em tarefas para casa, além de demonstrar a importância do empenho, dedicação, organização e disciplina para a aprendizagem, cultivar bons hábitos de convivência e amor dentro da escola, incentivar o respeito mútuo e diminuir o grau de agressividade no relacionamento dos alunos.
A necessidade de envolvimento dos alunos para a aprendizagem foi fator fundamental para a criação do projeto, segundo Viviane, que confirma a existência de uma séria crise de atenção, respeito e disciplina na escola. “Problemas estes que refletem diretamente na aquisição de novos conhecimentos para os alunos. Alunos cada vez menos interessados nos saberes escolares estão presentes frequentemente em nossas salas de aula”, salienta.
Viviane ressalta ainda que: “metodologia moderna de trabalho, jogos, recursos multimídia, parecem que não são suficientes para fazer a garotada se animar a vir pra escola para aprender”, diz. Por este motivo surgiu à necessidade de buscar uma alternativa para os estudantes que preferem as brincadeiras a estudar, aos que deixam os cadernos em branco e brigam no intervalo.
“O problema com a disciplina e interesse tem aumentado cada dia, e por isso diante de tantos conflitos, procuramos criar algo que pudesse valorizar o que o aluno faz de correto”, salienta Aline. “O projeto Educando com Amor vem para mostrar às crianças que o trabalho delas é valioso e poderá ser recompensado com moedas do amor”, finaliza a diretora.
CAPITAL REGIONAL DA EDUCAÇÃO – Adamantina possui o 67º melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) do País, com nota 0.790, considerada ‘alta’. O estudo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) comprova que a cidade possui os melhores índices de qualidade de vida da região.
O ranking é feito a partir de dados do Censo Demográfico de 2010, que considera a renda da população, longevidade e educação. No IDHM Educação, o município obteve índice 0,750, acima das médias estadual e nacional.