A Polícia paulista é a que mais investe no País, segundo afirmou o Governo do Estado na semana passada. Para este ano, o orçamento previsto para a área de segurança pública do Governo será de R$ 17 bilhões.
Atualmente o efetivo das polícias paulista contam com mais de 120 mil agentes de segurança, comparável à Marinha e Aeronáutica, juntas.
Nos últimos três anos, 12 mil policiais foram contratados e outros oito mil ainda estão em fase de conclusão de concurso. As novas contratações farão com que o efetivo chegue a aproximadamente 129 mil policiais.
ATIVIDADE DELEGADA – O Governo Paulista destaca a Atividade Delegada, que reforça policiamento nas ruas. A proposta é que policiais militares auxiliem em ações durante suas horas de folga, ganhando uma alternativa para aumentar a renda. A população passa a contar com mais vigilância. A parceria existe em 41 cidades do Estado, firmada por meio das prefeituras, com a SSP – Secretaria de Segurança Pública.
Recentemente, uma bonificação as polícias foi criada visando estimular a redução da criminalidade. Cada policial receberá uma bonificação na medida em que metas forem atingidas. O modelo, desenvolvido conjuntamente pela SSP, pelo comando das Polícias e o Instituto Sou da Paz, bonificará cada policial com até R$ 8 mil por ano.
LEI DO DESMANCHE – O combate à criminalidade é inovado em outra frente, diminuindo os índices de latrocínio (quando se mata para roubar), a Lei do Desmanche, sancionada em janeiro passado pelo governador Geraldo Alckmin. O Governo explica que metade dos latrocínios ocorre durante roubos de veículos e a nova lei, que agirá sobre os receptadores, ajudará também a salvar vidas, pois prevê que para a comercialização de peças automotivas é necessário um cadastro no Detran.SP. Atualmente, a SSP oferece em seu site (www.ssp.sp.gov.br) uma lista de estabelecimentos regulares e um link para o serviço de webdenúncia.
Um sistema rastreia as etapas da desmontagem, aumentando a garantia de segurança para o consumidor final. As empresas que desrespeitarem a lei são impedidas de trabalhar no ramo e de apresentar pedido de inscrição de novas empresas.
INVESTIMENTO – O Governo Paulista afirma que mais viaturas foram entregues e colocadas em circulação nas ruas e as Polícias contam atualmente com 20 mil veículos, além de 35 aeronaves e 436 câmeras de observação. Ferramentas tecnológicas, como o “Detecta” foram introduzidas no combate à violência. Trata-se de um sistema que elabora um mapa da criminalidade e mostra on-line as 10 localidades mais críticas por área de atuação da PM.
Tablets nas viaturas, num total de 16 mil unidades, possibilitam traçar a movimentação criminal das áreas, ajudando a reconhecer os locais mais críticos.
EM DRACENA – As estatísticas locais apontam que nos dois primeiros meses de 2014 houve redução no índice de furtos, comparando com o mesmo período de 2013. Em janeiro e fevereiro deste ano, 69 ocorrências de furtos foram registradas, quase três vezes menor que os dois primeiros meses do ano passado. No primeiro bimestre deste ano, pelo menos cinco ocorrências de furto e roubo de veículos foram registrados em Dracena, enquanto no ano passado, nenhuma ocorrência desta modalidade foi registrada no período.
Tanto no ano passado, quanto no atual, no período dos dois primeiros meses do ano, nenhum caso de homicídio ocorreu.
Já casos de roubo em janeiro e fevereiro de 2013 totalizaram quatro, enquanto nenhum caso foi registrado em 2014 no mesmo período.