Os homens da Força Nacional de Segurança Pública continuarão reforçando por mais 60 dias as ações de defesa civil e segurança em Rondônia nas áreas atingidas pela cheia do Rio Madeira. A portaria do Ministério da Justiça que prorroga a permanência do efetivo está na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União.
O governador de Rondônia, Confúcio Moura, pediu a prorrogação da permanência da Força Nacional no dia 11 de março. O prazo do apoio prestado pelo efetivo poderá ser prorrogado novamente.
A Força Nacional ajuda na transferência de famílias que tiveram que deixar suas casas por causa da enchente do Rio Madeira, no controle e segurança de rodovias. A operação tem o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de segurança pública de Rondônia.
Bombeiros da Força Nacional, especializados no trabalho de resgate de vítimas e no auxílio a desabrigados, estão no estado desde 21 de fevereiro.
O rio, que tem cota de alerta de 14 metros, registrou 19,59 metros na última medição feita hoje pela Agência Nacional de Águas. Em todo o estado, cerca de 25 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes, a maioria ribeirinhos de Porto Velho e seus distritos.